Viver

5 razões para sair do sedentarismo e escolher um exercício físico

Quer dicas para sair do sedentarismo e escolher um exercício físico que é a sua cara? Então simbora!

Published

on

Você já sabe que praticar exercícios físicos é importante, que vai te trazer mais saúde, disposição e um corpo mais livre. Mas é difícil começar, não é mesmo? Como escolher uma atividade física que você gosta e que também vai te trazer benefícios a curto e a longo prazo? A professora de Educação Física Ingrid Sayuri (CREF 163863-G/SP) pode te ajudar nessa tarefa, que muitas vezes parece impossível, mas não é! Confira 5 motivos para movimentar o corpo e sair do sedentarismo!

1) Não existe um exercício físico ideal

Você pode ter ouvido mil dicas sobre o exercício físico perfeito, mas a verdade é que não existe um modelo ideal. De acordo com a professora Ingrid Sayuri, o mais importante é respeitar a sua individualidade, não só considerando o seu tipo de corpo, mas também sua personalidade, estilo de vida, rotina de trabalho e toda a sua complexidade. “Cada ser humano é um universo todo”, ressalta a profissional. 

Por isso, não deixe de se movimentar porque ainda não encontrou o seu exercício ideal, até porque ele não existe. Para encontrar o que tem mais a ver com você, no entanto, você precisa testar. E testando você vai descobrindo o que curte e o que acha chato. Nem sempre vai ser de primeira que esse match vai acontecer.

2) O coração também é um músculo e precisa de movimento

Uma das grandes motivações para que alguém comece a se exercitar é focar na aparência do corpo e conquistar músculos definidos. Mas é importante lembrar que o coração também é um músculo, ou seja, ele precisa ser trabalhado para não atrofiar. “Se o nosso coração for perdendo a função dele, a gente vai ter prejuízo na circulação sanguínea, o que também prejudica a oxigenação dos tecidos, desencadeando uma série de problemas”. 

Então, não adianta estar motivada para fazer exercício físico apenas com o objetivo estético, já que partes internas do corpo também necessitam desse movimento para funcionar corretamente. Antes de tudo, é sobre qualidade de vida. 

3) Você não precisa de acessórios para sair do sedentarismo

Outro fator que faz muita gente desistir de escolher um exercício físico antes mesmo de tentar é a quantidade de acessórios envolvidos para fazer um simples movimento. Porém, a professora Ingrid conta que dá sim para fazer exercícios usando o peso do próprio corpo, como a ginástica calistênica. “Um dos princípios da calistenia é justamente trabalhar os músculos grandes e o corpo todo”. 

Além disso, esse método de treino também é mais acessível e você pode fazer em qualquer lugar, sem precisar de recursos extras. “É uma ginástica pedagógica, historicamente conhecida por levar o praticante a conhecer o próprio corpo por meio dos movimentos”. Você pode aprender mais sobre calistenia assistindo esse vídeo e acompanhar o instagram do Movimento #CorpoLivre. 

4) Você produz hormônios que influenciam no seu bem-estar

Independentemente do exercício físico escolhido, o corpo produz um hormônio chamado cortisol, que te ajuda a ficar ativa. “Em excesso, porém, ele pode atrapalhar a qualidade do sono, por exemplo”, explica. “Quando a gente diminui essa quantidade, a gente aumenta a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar. 

Esse reequilíbrio hormonal ajuda no bom funcionamento do cérebro, que ativa a memória, melhora o foco, que te faz sentir mais animada, ter mais prazer. Em resumo: nada no corpo acontece de forma isolada e mantê-lo em movimento contribui para que tudo funcione corretamente e em conjunto. Nesse vídeo aqui, você confere mais benefícios do exercício físico para o corpo. 

5) O exercício físico é bom, o padrão estético que o corrompe

Para finalizar a lista, Ingrid Sayuri afirma que a busca por um padrão estético é o que mais atrapalha ao escolher um exercício físico, fazendo uma associação com a célebre frase de Rousseau. Isso significa que a melhor pedida para aproveitar todos os benefícios dos exercícios físicos é se movimentar por amor ao próprio corpo. “Espero que a gente comece a aprender juntos como funciona o corpo para que o exercício físico faça sentido para você. Corpo é movimento!”. 

Sair do sedentarismo é um processo diário

Não se culpe por não conseguir se exercitar. Bem sabemos o quanto a pressão estética e a gordofobia inviabilizaram a prática de atividade física e esportes por anos. No entanto, hoje é possível ter um corpo mais livre e movimentado! Um dia de cada vez você vai percebendo que é possível, que seu corpo vai amar tudo isso. Não se pressiona, tá?

Bora se exercitar então? Faz bem pra você, tenta, meuamô!

Foto de capa: Adobe Stock

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile