Siga o Corpo Livre

Entretenimento

A rainha Cleópatra era negra? Petição contra série da Netflix se torna viral 

Publicado

on

A rainha Cleópatra era negra? Petição contra série da Netflix se torna viral 

O próximo documentário da Netflix sobre a rainha Cleópatra tornou-se objeto de debate e crítica nas mídias sociais. No entanto, a série encontrou-se no centro da controvérsia, devido à representação da governante do Egito como negra. Nas redes sociais, internautas se mostraram incomodados e acusaram a gigante do streaming de “enganar” um ícone histórico.

Internet faz petição contra Netflix por Cleópatra negra em série / Divulgação: Netflix

Nesse meio tempo, a controvérsia em torno do documentário “Rainha Cleópatra”, uma petição online começou a circular na internet. A petição, arquivada no change.org, tem o título: “Cancelar ‘Rainha Cleópatra’ na Netflix por falsificar a história”.

A petição afirma que Cleópatra não era negra

Iniciada por Maha & Aikk, a petição online visa coletar 50.000 assinaturas. No momento da redação, já havia conseguido 49.319 assinaturas.

“Ela [Cleópatra] nasceu em Alexanderia, Egito, na dinastia ptolomaica com descendência grega. A rainha Cleópatra NÃO era negra. Isso não é de forma alguma contra os negros e é simplesmente um alerta para preservar a história e a integridade de os egípcios e os gregos”. 

A petição concluiu dizendo que o Egito nunca foi exclusivamente negro ou branco, acrescentando que, embora existam várias civilizações africanas/negras, o Egito não foi/é uma delas.

Saiba quem foi Cleópatra e sua origem

A rainha Cleópatra era a rainha do reino ptolomaico do Egito e seu último governante ativo. Ela era membro da dinastia ptolomaica e descendente de seu fundador, Ptolomeu I Soter, um general grego da Macedônia. Fora isso, ela era a companheira de Alexandre, o Grande.

Sua língua nativa era o grego koiné e ela era a única governante ptolomaica que conhecia a língua egípcia. Quando o trailer e o pôster do próximo documentário da Netflix foram lançados, várias pessoas ficaram se perguntando se a rainha Cleópatra era negra. No entanto, seus antecedentes históricos indicam que ela era descendente de gregos.

Anteriormente, a atriz Gal Gadot recebeu grande reação quando um anúncio em 2020 revelou que ela estava trabalhando em um projeto de filme no qual faria o papel de Cleópatra. Na época, internautas alegaram que se tratava de branqueamento cultural. Também é importante notar que houve vários debates sobre a corrida de Cleópatra no passado recente. Alguns estudiosos disseram que identificar sua raça é uma questão muito complexa.

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.