Siga o Corpo Livre

Mundo

Artista plástica é detida por topless na praia e questiona machismo

A artista plástica Beatriz Coelho foi detida e teve seus pés algemados por fazer topless em praia no Espírito Santo. A ex-namorada de Camila Pitanga revelou ter sido vítima de insultos e questionou atitudes machistas. Entenda o caso!

Publicado

on

Ex de Camila Pitanga, Beatriz Coelho é detida e após fazer topless em praia

A artista plástica Ana Beatriz Coelho, ex-namorada de Camila Pitanga, foi detida e levada para a 2ª Delegacia Regional de Jaburuna por fazer topless na Praia de Itapoã, no Espírito Santo, no último fim de semana. Logo após o ocorrido, a produtora fez um registro e mostrou que chegou a ter seus pés algemados. Em uma das fotos, ela questionou: “O que pode acontecer com uma mulher que faz topless no Brasil?”.

“Afirmaram que era um procedimento padrão e que todas as pessoas aguardando naquela sala usam algema. Questionamos e o policial se irritou, disse que já estava sendo legal com a gente porque só estava algemando os pés e não as mãos e os pés, como deveria fazer”, disse Beatriz Coelho ao jornal “O Globo”. Em seguida, ela revelou diversas ofensas das autoridades antes de ser liberarem ela e sua amiga.

Topless em local público pode levar a um ano de prisão no Brasil

De acordo com a advogada Luanda Pires, CEO da P2 InterDiversidade e vice-presidente do Me Too Brasil, topless no Brasil não se configura, de fato, um crime, mas mulheres podem ser presas entre três meses a um ano, ou multa.

“Embora o topless em si não seja criminalizado, ele pode ser entendido como ato obsceno. Mas o artigo 233 do Código Penal não especifica o que é um ato obsceno, ou seja, depende da interpretação”, explicou.

Além disso, Luanda comentou que a abordagem feita em Beatriz Coelho foi um procedimento ilegal, já que ela não apresentou perigo ou risco de fuga. “Nos casos em que um agente público entende o topless como um ato obsceno, a abordagem deve ser feita de forma pacífica, assim como a condução até a delegacia, se for o caso. E se a pessoa não se mostra resistente ou violenta, não há motivo para fazer uso de algemas”, completou.

Mas o que, de fato, é um ato obsceno? Nessa situação, como a de Beatriz Coelho, fica aberto a interpretações do agente público. A artista plástica, inclusive, relatou um momento irônico que aconteceu enquanto ela estava na delegacia: “Tinha um homem aguardando sem camisa. Nem na delegacia um homem precisa estar vestido”, desabafou.

Camila Pitanga defende ex-namorada: “É absurdo e constrangedor”

A produtora também ganhou apoio de Camila Pitanga, sua ex-namorada. “Minha solidariedade a Beatriz Coelho, que ontem sofreu uma violência policial claramente motivada pelo machismo e homofobia”, acusou.

Em seguida, a atriz completou a postagem nas redes sociais relatando o caso. “Ela estava na praia com uma amiga e fazia topless, acabou na delegacia algemada pelos pés como vocês podem ver na imagem. É absurdo e constrangedor. Bia, espero que você esteja bem. Conte comigo sempre”, escreveu a atriz, que defende os seios naturais.

Nanda Costa, Natalia Lage, Astrid Fontenelle, Preta Gil, Mariana Ximenes, Marcella Rica e mais famosas comentaram “absurdo” ao verem as fotos de Beatriz Coelho algemada pelos pés na postagem de Camila Pitanga.

Primeira mulher detida fazendo topless foi em 2000

Vale lembrar que esse não é o primeiro caso de uma mulher que é detida por fazer topless no Brasil. Lá pelos anos 2000, Rosemeri Moura da Costa foi presa por tomar sol sem a parte de cima de seu biquíni e até o prefeito do Rio repudiou o ato. No entanto, muita gente fez protesto em apoio para ela e o Secretário de Segurança disse para a Polícia Militar não intervisse nesses tipos de casos.

Por fim, levantamos a pergunta: até quando mulheres terão tratamentos diferentes dos homens perante à sociedade? A nudez feminina não é insulto e, muito menos, um convite.

Foto de capa: Instagram / @caiapitanga

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.