Viver

Cabelo crespo é lindo! Por que o racismo não nos deixa enxergar?

A beleza está na diversidade, mas o racismo limita essa visão, inclusive quando se trata de cabelos crespos.

Publicado

on

Há diferentes tipos de cabelo e todos eles têm a sua própria beleza. No entanto, o racismo estrutural faz acreditar que só um deles é bonito: o cabelo liso. Também já existem boas referências e produtos específicos para quem tem fios mais ondulados e cacheados. Quem tem o cabelo crespo, porém, ainda sofre com a falta de representatividade. 

Isso acontece porque são diversos os estereótipos sobre esse tipo de fio. Dizem que é mais difícil de finalizar e definir. Falam que é muito volumoso e – o mais repetido – que é tudo igual. Que tal desconstruir essas ideias pré-estabelecidas e perceber o quanto o cabelo crespo é lindo também?

Nem todo cabelo crespo possui definição e está tudo bem!

Assim como existem diferentes tipos de cabelo, também existem variadas texturas e curvaturas. Por isso, quando dizem que cabelo crespo é tudo igual, não só é preconceituoso, como também demonstra falta de conhecimento. Isso porque, dependendo da curvatura do fio, ele pode ser mais ou menos definido. Em alguns casos, nem mesmo possuir definição. 

Entender qual é a textura e o tipo de curvatura do seu tipo de fio vai te ajudar a usar os produtos indicados para você, além de te permitir explorar jeitos diferentes de finalizar o seu cabelo sem ficar refém de um estilo que não tem a ver com você. 

Os fios crespos são versáteis e podem ser usados de diferentes maneiras

Já ouviu aquela máxima de “quem se define se limita”? Se tem uma coisa que o racismo faz é querer enquadrar todo mundo em um mesmo padrão e isso definitivamente não combina com os cabelos crespos. 

Esse tipo de fio é versátil e pode ser usado de diferentes maneiras: curtinho, bem comprido, colorido, com volume total. Os acessórios podem deixar os fios ainda mais poderosos, então vale investir em turbantes, presilhas, lenços ou grampos. Se quiser mudar completamente o visual, que tal variar com laces e tranças? O cabelo crespo é pura versatilidade!

Cabelos crespos são frágeis: cuide bem do seu!

Infelizmente, o cabelo crespo é ainda alvo de piadas racistas. São elas que comparam os fios crespos a objetos de cozinha e reforçam o preconceito de que esse tipo de fio é duro. Essa afirmação não poderia ser mais mentirosa: o cabelo crespo é o tipo mais frágil de todos e quebra com facilidade. 

Por conta da curvatura mais fechada, a oleosidade natural da raiz tem dificuldade de chegar às pontas e, por isso, o cabelo crespo é mais seco do que os demais. Nesse caso, investir em produtos voltados para o seu tipo de fio e em técnicas específicas é fundamental para manter a hidratação e saúde dos cabelos. 

Com o racismo tão enraizado na sociedade, fica difícil enxergar beleza em outros tipos de cabelo que não seguem o padrão estabelecido. No entanto, ao tirar e questionar essa venda socialmente imposta, dá para entender que existe espaço para todo mundo. Cabelo crespo é lindo, acredite nisso! 

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile