Viver

Dicas de podcasts para entender melhor sobre corpo, diversidade e mais!

Os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço e abordam diferentes temas, como gênero, diversidade, sexualidade e mais. Veja dicas!

Publicado

on

Procurando dicas de podcast? Foi-se o tempo em que apenas a televisão ou os sites estavam entre as fontes de informação mais buscadas. Além disso, o rádio também deixou de ser só um lugar para ouvir música, acompanhar o futebol ou ficar por dentro das notícias do dia. Assim, no meio de tanta evolução e mudanças, surgiram os podcasts.

Se você não conhece o termo, não se preocupe. Os podcasts são veículos de comunicação em formato de áudio, bem parecido com o rádio. No entanto, a diferença é que, geralmente, eles são divididos em episódios e programas específicos, que você pode acompanhar pelo smartphone, da forma que achar melhor.

Além disso, por conta desse formato, são ferramentas para entender melhor sobre temas nem sempre discutidos e aprofundados pelas mídias mais tradicionais. Então, confira uma seleção com dicas de podcast para saber mais sobre corpo, gênero, diversidade e mais!

1) AFETOS é dica de podcast para quem quer se aprofundar nos sentimentos

Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira, o AFETOS aprofunda o significado do termo que dá nome ao programa. Isso porque as duas trazem à tona tudo aquilo que afeta o ser humano, com sensibilidade e empatia, sem deixar de tocar em aspectos mais espinhosos.

Questões raciais, em especial as que envolvem pessoas negras, pressão estética, dependência emocional, novas formas de relacionamento e inseguranças são alguns dos temas já discutidos pela dupla. 

2) Shet_alks é perfeito para mulheres de todas as idades

Menopausa, padrões de beleza, rugas, sexualidade e envelhecimento são assuntos que as mulheres que estão na faixa dos 45 e 60 anos lidam com frequência. Por isso, para transformar esse papo em fonte de conhecimento e também ampliar os discursos para outras gerações, a dica de podcast é o Shet_alks, em que Camila Faus e Fernanda Guerreiro propõem uma discussão sem preconceitos, regras ou julgamentos. Para enriquecer ainda mais as conversas, elas entrevistam mulheres com diferentes vivências e pontos de vista. 

3) Dica de podcast para saber mais sobre questões raciais: Ideias negras

Assim como em muitos outros meios, o podcast também é um espaço majoritariamente branco. No entanto, pessoas pretas também estão chegando com tudo nesse território. Assim, não faltam opções interessantes para saber mais sobre identidades e narrativas negras.

Entre as que se destacam, vale a dica de podcast Ideias Negras, apresentado por Carine Nascimento e Cris Fernandes. É uma série de entrevistas com homens e mulheres de diferentes campos de atuação contando mais sobre suas trajetórias. 

4) Bom dia, Obvious: para começar o dia por dentro do universo feminino

O Bom dia, Obvious é um dos mais famosos para quem já conhece o formato. Por isso, se você ainda não ouviu, fica a dica de podcast para começar o dia com os episódios comandados por Marcela Ceribelli. A CEO e diretora criativa da Obvious recebe convidados e especialistas, para conversas bem honestas sobre temas que envolvem o universo feminino, como autoconhecimento, carreira, relacionamentos e mais.

5) Maria vai com as Outras destrincha a relação entre mulheres e o mercado de trabalho

O foco do Maria vai com as Outras é carreira. Portanto, mediado pela jornalista Branca Vianna, da revista Piauí, os episódios jogam luz na complicada relação entre mulheres e o mercado de trabalho. Isso porque o ambiente corporativo ainda é cercado de misoginia, machismo e tabus.

Além disso, o programa aposta na diversidade de convidadas, com mulheres que atuam em cargos de chefia, na ciência, no esporte, na política, entre outros. 

6) POC de Cultura: dica de podcast sobre temas da comunidade LGBTQIA+

O POC de Cultura é também bastante conhecido, com os publicitários Caio Baptista, Filipe Bortolotto, Hilário Júnior e José Melo à frente do programa. Isso porque o quarteto conduz as conversas semanais sobre os mais variados temas que envolvem a comunidade LGBTQIA+ e o podcast já conta com mais de 100 episódios. Todos eles ajudam a entender questões como visibilidade, estereótipos, relacionamento e mais. 

7) Biscoito é um podcast que desmistifica a bissexualidade

Na sigla LGBTQIA+, a letra B é para pessoas bissexuais. Mas a bissexualidade é ainda rodeada de mitos e tabus, até mesmo dentro da comunidade. Por isso, como forma de dar mais visibilidade ao tema, o programa “assumidamente bissexual” é apresentado por Babu Carreira, Guy Neves e Taty Leite.

Os episódios trazem entrevistas e histórias sobre pessoas que sentem atraídas por ambos os gêneros, mas que também afetam pessoas com diferentes orientações sexuais. Fica a dica de podcast!

8) Estamos bem? aprofunda discussões sobre autoconhecimento

O autoconhecimento ajuda a levar a vida com mais leveza, autoestima e segurança. Só que muita gente nem sabe por onde começar. Por isso, os jornalistas Thiago Theodoro e Bárbara dos Anjos discutem semanalmente sobre o assunto no podcast Estamos bem?. Nele, episódios aprofundados em temas como bullying, medos, vaidade e tudo o que pode interferir na maneira como as pessoas enxergam o outro e a si mesmo. 

As dicas de podcasts te ajudam a entender novos pontos de vista

Conhecimento nunca é demais! Assim, buscar novas fontes de informação é importante para criar repertório, entendendo novos pontos de vista sobre diferentes assuntos. Dessa forma, o podcast está ganhando cada vez mais espaço e é uma boa pedida para sair da bolha!

Foto de capa: Pexels

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile