Corpo

Flavia Pavanelli lamenta cobrança por ‘pele perfeita’ durante crise de acne

Publicado

on

Flavia Pavanelli criou um espaço seguro para compartilhar suas experiências com a acne no Instagram. Referência entre jovens e adolescentes, a influenciadora de beleza relembrou as duas severas crises de acne que a fizeram perder trabalhos e também desabafou a respeito da cobrança para ter a “pele perfeita”.

“Não imaginava que teria essa repercussão e que tantas pessoas passavam pela mesma coisa. Isso me confortou. Foi uma fase muito difícil da minha vida porque quando tive minha primeira crise de acne, estava começando a trabalhar na novela ‘As Aventuras de Poliana’, em 2017. Imagina o desespero! Minha pele tinha que melhorar. Era uma cobrança de todos os lados, perdi trabalho por conta disso. Trabalho com beleza e moda”, disse.

Flavia Pavanelli exibe pele com crise de acne

Feedback ajudou Flavia Pavanelli

Logo na primeira crise de acne, Flavia Pavanelli decidiu investigar a causa em diferentes médicos e a conclusão dos profissionais da área da saúde foi problema hormonal e de ovário policístico. Segundo ela, a comoção da internet e relatos de outras mulheres com a mesma condição resgataram sua autoconfiança

“Demorei um pouco para começar a conversar com o público. Quando percebi que estava ajudando muitas pessoas, vi que estava no caminho certo. O feedback é parecido porque reflete muito na nossa autoestima. Só de eu ajudar a procurar os profissionais certos, já fico feliz”, acrescentou a também atriz, que revelou ter se desprendido dos filtros de beleza das redes sociais: 

“A gente está em uma era de filtros e de mascarar a realidade. Consegui me desprender 100% disso e tem sido maravilhoso, principalmente por poder inspirar tanta gente”.

Flavia Pavanelli exibe pele real com acne em selfie no espelho

Acne pode afetar autoestima e causar insegurança

Além de Flavia Pavanelli, outros artistas também sofrem com erupções cutâneas, como Justin Bieber, Cardi B, Anitta, Zendaya, Kendall Jenner e Rafa Kalimann. A ex-BBB e atriz, inclusive, sofreu durante seu processo.

“Não entendia o que estava acontecendo, sentia meu rosto quente e me culpava por deixar essa mudança abalar a minha autoestima. Foram meses me cuidando. Por um lado, me ajudou a conhecer mais os sinais do meu corpo e a cuidar mais da minha alimentação, mas em outro mexeu comigo”, declarou na internet.

5 dicas para não deixar a acne te abalar

Para muitas pessoas que têm acne, a inflamação na pele afeta mais do que a aparência, podendo acarretar em problemas emocionais, como diminuir a qualidade de vida, a baixa autoestima, ansiedade e até mesmo a depressão. Desse modo, à medida que avança no processo de tratamento,  estas 5 dicas podem te ajudar a manter sua perspectiva positiva.

1) Seja paciente

Antes de tudo, se você está lutando contra a acne, é importante procurar tratamento profissional. Mas lembre-se, cuidar da pele é um processo e, infelizmente, ela não desaparece da noite para o dia. Pode levar de algumas semanas a alguns meses para você ver os resultados, então seja paciente.

2) Não deixe a acne te impedir

Você não deixaria um “bad hair day” te manter longe da sua rotina, então por que deveria deixar a acne ditar sua programação?

3) Tente minimizar o impacto das acnes em sua vida

Ou seja, gaste menos tempo no espelho e mais com o foco em seu trabalho, escola ou hobbies.

4) Crie uma rede de apoio

Se você está tendo dificuldade em manter a autoestima, certamente não está sozinho. Entre em contato com outras pessoas, pegue dicas e truques que eles usaram ao longo dos anos para lidar com a situação.

5) Seja positivo no processo

Por último, mas não menos importante, tente se concentrar nos aspectos positivos. Então você não gosta da sua acne, mas o que gosta em você? Em vez de se preocupar quando sua pele vai melhorar, concentre-se no que você tem controle e no que te faz feliz. Sua acne não deve determinar sua felicidade e certamente não deve te impedir de viver sua vida ao máximo.

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile