Siga o Corpo Livre

Corpo

Halle Bailey sobre atuar como a 1ª Ariel negra em ‘A Pequena Sereia’: ‘Isso é real?’

Publicado

on

Halle Bailey comemora representatividade negra como 1 ª Ariel em live-action de "A Pequena Sereia"

A primeira vez que Halle Bailey assistiu “A Pequena Sereia” foi por volta dos cinco anos e, desde então, Ariel se tornou sua princesa favorita absoluta. Agora, aos 23 anos, a cantora está prestes a dar vida à princesa no primeiro live-action do filme nos cinemas e com um motivo a mais para se orgulhar: mostrar o poder da mulher independente e moderna. 

Ariel de Halle Bailey quer afastar sexismo da história do filme

O lançamento de “A Pequena Sereia” aconteceu em 1989 e, desde então, a Disney veio resistindo e ignorando as críticas persistentes sobre o sexismo do filme. Na nova versão, Halle Bailey promete uma versão completamente diferente de Ariel. 

“Definitivamente mudamos aquela perspectiva de apenas ela querer trocar o oceano por um menino. É bem maior que isso. É sobre ela mesma, seu propósito, sua liberdade, sua vida e o que ela quer. Como mulheres, somos incríveis, somos independentes, somos modernas, somos tudo e acima. Estou feliz que a Disney esteja atualizando alguns desses temas”, comemorou em entrevista para a revista Edition Modern Luxury..

Ariel será representada por uma mulher negra pela 1ª vez

Outro fator muito importante para Halle Bailey é o fato de Ariel ser representada pela primeira vez por uma mulher negra nas telonas. A artista vê o quanto a representatividade é necessária para as novas gerações.

“Ver a reação do mundo a isso foi definitivamente um choque, mas ver todas as reações dos bebês, todas as meninas negras, realmente me fez renascer emocionalmente. Sinceramente, tem sido um passeio tão louco, e eu realmente me sinto chocada, honrada e grata por estar nesta posição. Muitas vezes, eu tenho que me beliscar e pensar, isso é vida real?”, declarou.

Halle Bailey estreia em “A Pequena Sereia” em maio de 2023 / Foto: Divulgação/Disney

Bailey diz que sempre desempenhou o papel de Ariel na sua vida pessoal, uma jovem que embarca em muitas aventuras para se encontrar. “Sinto que aprendi muito com ela. Fiz o teste quando tinha 18 anos, consegui o papel quando tinha 19 e faço 23 este ano. Então, eu realmente sinto que me ajudou a crescer”, refletiu.

Entenda a importância de Halle Bailey no papel de Ariel

A importância do papel de Halle Bailey neste filme se resume à falta de representatividade na história da Disney. Em 2015, 11 dos 54 filmes de animação apresentavam protagonistas não-brancos, mas nenhum deles veio antes de 1995. No entanto, pelos anos mais recentes, os protagonistas das animações têm sido mais diversos, como por exemplo em “Encanto” e “Moana”.

A Disney é uma grande contribuinte para a indústria cinematográfica na América e, devido ao seu tamanho, certamente possui um impacto nas ideias e crenças das pessoas sobre o mundo. Por isso, a representatividade, especificamente nos filmes de animação, cria uma oportunidade para as crianças negras se verem refletidas na tela e desenvolverem uma imagem de si mesmas como parte de uma comunidade. Elas precisam ver que são importantes e, com a criação deste live-action, se verão como exemplo de quem elas podem ser.

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.