Siga o Corpo Livre

Brasil

Importunação sexual: saiba identificar quando você é a vítima

Publicado

on

importunação sexual, saiba reconhecer

Você sabe reconhecer os sinais de que pode estar sendo vítima de importunação sexual? Recentemente, o Brasil se surpreendeu com um caso de assédio dentro do “BBB23”, quando MC Guimê e Cara de Sapato passaram dos limites de contato físico com a intercambista mexicana Dania Mendez. Desse modo, por violarem as regras do reality show, os participantes foram expulsos e estão sendo investigados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro pelo crime contra a liberdade sexual. 

Importunação sexual pode causar impacto na saúde física e mental

A importunação sexual é qualquer comportamento indesejado que faz alguém se sentir chateado, assustado, ofendido ou humilhado, podendo incluir pedidos de favores, investidas e outros tipos de assédio físico ou verbal de natureza sexual. Além disso, também pode incluir um comentário ofensivo sobre o sexo ou gênero de alguém.

MC Guimê alisou o bumbum de Dania Mendez e teve sua mão afastada por diversas vezes, um sinal de que ele não tinha permissão para lhe tocar. Já Cara de Sapato insistiu no contato físico e deu um “beijo roubado”, mesmo ela repetindo várias vezes a palavra “não”. Ambas atitudes são consideradas importunação sexual e podem ter causas graves.

Neste caso, infelizmente, muitas vítimas costumam ouvir que são “irracionais”, que “não aceitam uma piada” ou até mesmo “muito sensíveis”. A verdade é que nenhum tipo de assédio é engraçado e essa violência pode gerar impactos na vida da vítima. Por exemplo: problemas na saúde física e mental, além de afetar a qualidade de vida.

3 Sinais de que você está sendo vítima de importunação sexual

Dessa forma, como nossa sociedade machista enraizou esses comportamentos, precisamos aprender a identificar para ficarmos atentas aos nossos direitos.

1) Piadas, linguagem ou imagens sexualizadas

Observações, piadas, comentários, ruídos e gestos sexualmente explícitos não são apropriados. Além disso, ele não se limita à localização física de uma pessoa, mas pode ocorrer online também.

2) Contato físico indesejado

O contato físico indesejado de natureza sexual é um sinal revelador de que alguém é vítima de importunação sexual. Por exemplo, beijos, abraços, agarramentos, tapinhas, beliscões e toques sem permissões.

3) Conduta imprópria com base na orientação sexual ou identidade de gênero

A princípio, as mulheres foram historicamente mais propensas a serem vítimas de assédio sexual. No entanto, ele pode acontecer a qualquer pessoa. Infelizmente, um dos principais sinais  envolve também a identidade de gênero ou orientação sexual.

Saiba o que diz a lei sobre importunação sexual

Em setembro de 2018, a lei que caracteriza a importunação sexual foi sancionada depois de muitos casos de homens se masturbando e ejaculando em mulheres em transportes públicos repercutirem. Enquanto isso, um estudo do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) e o Instituto Patrícia Galvão constatou que aproximadamente 45% das mulheres no Brasil já tiveram seus corpos tocados sem sua permissão em local público, sendo que apenas 5% dos homens admitiram a prática.

Vale destacar que é a pessoa que sofre com o comportamento sexual que decide se é indesejado ou não. Ou seja, não importa se outras pessoas acham que a atitude não foi “nada demais” ou se é comum no local em que aconteceu. Pode ser um incidente único ou repetido. Quem pratica crimes como importunação sexual pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Desse modo, se você reconheceu os sinais de que foi vítima de qualquer tipo de importunação, assédio ou abuso sexual, ou até mesmo conhece alguém que tenha passado por esse tipo de crime, disque 180. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.