Bem-estar e autoestima

Lilia Cabral reflete sobre excesso de filtros nas redes: ‘É melhor viver a realidade’

Published

on

Lilia Cabral fez uma reflexão bastante pertinente sobre como abusamos de filtros nas redes sociais e, por isso, acabamos maquiando essa falsa vida. Apesar dos filtros em si não serem o problema, mas sim o uso inconsciente deles, a fala da atriz de “Fuzuê” passa pelas noções de padrão estético e problemas de autoestima.

Lilia Cabral fala sobre importância da beleza sem filtros

De acordo com Lilia Cabral, destacar a beleza real é importante. Além disso, a artista traz em entrevista uma reflexão: como anda a relação de cada um com os filtros nas redes sociais?

“É isso, a vida, assim, ela não tem filtro. Eu acho que é melhor a gente viver a realidade. Ela tem vários caminhos, ela pode ser sofrida, pode ser divertida, pode ser romântica e cada dia pode ser tudo isso ao mesmo tempo. Agora, já pensou se toda vez a gente vai colocar filtro?”, indagou.

Uma pesquisa feita pela Offerwise e Let’s Mind revelou que 94% dos 650 entrevistados acreditam que o uso exagerado dos filtros nas redes sociais pode fazer com que uma pessoa deixe de gostar de sua imagem “real” e passe a querer aquela imagem “virtual”. Esse desejo, no entanto, pode gerar transtornos de imagem, como a dismorfia corporal.

Romana Novais parou de usar filtros há dois anos: ‘Exercício libertador’

Recentemente, inclusive, Romana Novais, mulher do DJ Alok, abordou sobre o assunto com seus seguidores no Instagram. Segundo a médica, há dois anos ela iniciou um processo de auto aceitação, que envolve deixar de usar filtros em suas fotos e vídeos nos stories.

Para a também influenciadora, abandonar os filtros foi um processo libertador e transformador. “Foi um processo. Uma etapa que eu quis praticar comigo mesma. Às vezes, a gente vai ligando a tela dos stories e já passa para o lado para procurar o filtro e nem se olha para ver como está, se está se gostando. É um exercício diário, é libertador”, disse.

Assim, a reflexão de Lilia Cabral e Romana Novais é sobre uma sociedade que busca padrões de beleza inalcançáveis, por justamente eles não existirem além de algoritmos e efeitos nas redes. Os filtros em si não são o grande problema, mas sim o uso desenfreado e tóxico deles!

Siga o Movimento Corpo Livre também nas redes sociais!

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile