Mundo

Mariana Xavier é aliada à luta antirracista em filme de Lázaro Ramos

Mariana Xavier vive personagem que sabe de seus privilégios enquanto mulher branca no filme “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos. “Esse trabalho me fez aprender coisas muito valiosas”.

Published

on

Mariana Xavier comentou sobre a importância de levantar a sua e outras bandeiras nos dias atuais. Segundo a atriz, quando alguém a tenta resumir como uma pessoa que luta contra a gordofobia, ela garante que sua causa é em prol do direito de todos serem felizes como são, querem e conseguem.

“Falo muito sobre o racismo, público LGBTQIAP+ e PcDS. No fim das contas não são minorias, são grupos menorizados. A gente vive em um país que mais da metade da população é negra. A gente fala de representatividade, mas temos que falar de proporcionalidade. Fico extremamente feliz em ver esse filme com a maioria negra. Tomara que lance moda”, declarou à revista “Quem”.

Nova personagem de Mariana Xavier é aliada da luta antirracista

De acordo com a artista, é exatamente isso que ela quer transmitir ao público pelo filme “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos e que estreou no Festival do Rio na última semana. Apesar de poucas aparições, a personagem da atriz tem uma função importante na trama.

“É um projeto que me deixou muito feliz e orgulhosa. Esse trabalho me fez aprender coisas muito valiosas e importantes. Sou par romântico do Seu Jorge, posso dizer que gerei muita inveja. Ela tem uma característica que eu procuro ser: uma aliada da luta antirracista. Ela é uma branca consciente dos seus privilégios, que tenta entender o seu papel dentro dessa causa. Acho que foi por isso que o Lázaro me convidou”, explicou.

“Não me enxergou somente como atriz gorda”, diz atriz sobre Lázaro Ramos

Em seguida, Mariana Xavier comemorou estar no elenco do filme “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos e que estreou no Festival do Rio na última semana.

“Quando o Lázaro me convidou, respondi que não havia possibilidade de eu dizer não. É uma aparição pequena, mas que me deixou muito feliz, porque ela não tem nada a ver com meu corpo, e nem é para ser alívio cômico de ninguém. É para mostrar uma vertente do meu trabalho que as pessoas ainda conhecem muito pouco e eu quero mostrar mais. Um lado mais sério, mais dramático. Ele não me enxergou somente como atriz gorda”, comentou.

Mariana Xavier quer acabar com estigma contra corpo gordo

Na internet, Mariana Xavier costuma usar as redes sociais para debater sobre julgamento por peso. Em recente publicação, a artista disse que não tem a intenção de romantizar a obesidade, mas quer acabar com o estigma de que apenas o corpo magro é saudável.  

Em outras palavras, ela explica: “Quero questionar essa conexão automática e rasa que o cérebro da maioria das pessoas ainda faz entre estética e saúde, associando um corpo magro a uma condição necessariamente mais ativaPense bem antes de sair por aí destilando gordofobia disfarçada de preocupação com a saúde e maltratando a autoestima alheia de bobeira. Ou exaltando a magreza das pessoas como se ela fosse um troféu, sem saber a que preço está sendo conquistada e mantida”, disse.

Por fim, “Medida Provisória” é estrelado por grandes nomes, como Taís Araujo, Seu Jorge e pelo anglo-brasileiro Alfred Enoch, Adriana Esteves, Renata Sorrah e Emicida.

Foto de capa: Instagram @marianaxavier

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile