Mundo

MJ Rodriguez é a 1ª atriz trans a ganhar um Globo de Ouro

MJ Rodriguez encoraja artistas LGBTQIA+ e outras minorias a correrem atrás de seus objetivos após ganhar Globo de Ouro: “A porta está aberta, agora mirem nas estrelas”.

Publicado

on

MJ Rodriguez é a primeira atriz trans a ganhar um Globo de Ouro na história da premiação. Na noite deste domingo (09), a artista se consagrou como Melhor Atriz em Série de Drama por sua performance como a personagem Blanca Evangelista, na terceira temporada de “Pose”. Sendo assim, o momento também marcou a estreia da série como vencedora de uma categoria pela importante cerimônia.

“Uma mulher negra e latina pode vencer”, celebrou MJ Rodriguez

Como MJ Rodriguez não pôde fazer um discurso no palco do Globo de Ouro por conta das polêmicas envolvendo a premiação, ela, então, comemorou a vitória pelas redes sociais: “Obrigada. Essa é uma porta que se abre para mim e para muitos outros jovens cheios de talento. É possível. Eles verão que uma jovem mulher negra e latina de Newark, em Nova Jersey, que tinha o sonho de mudar a cabeça das pessoas, pode vencer”.

Em seguida, MJ Rodriguez incentivou que o público LGBTQIA+ persista em seus sonhos. “Para os meus bebês, nós estamos aqui. A porta está aberta, agora mirem nas estrelas”, acrescentou. Por fim, ela mandou mensagem às concorrentes do prêmio, incluindo Jennifer Aniston e Elisabeth Moss. “Para todas as indicadas, somos Rainhas. Estou muito feliz em dividir esse espaço. Cada uma de vocês é fenomenal”.

Vitória da atriz é um marco para comunidade LGBTQIA+

Sobretudo, o sucesso de MJ Rodriguez no Golden Globes é particularmente importante considerando a falta de representação trans na tela. Isso porque o relatório anual Where We Are On TV da GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) rastreia a presença da comunidade LGBTQIA+ na TV dos EUA. Mas, analisando a temporada de televisão 2020-2021, encontrou um regresso ano a ano no número de personagens transgêneros.

Dos 360 personagens recorrentes em programas de horário nobre, à cabo e streaming, apenas 29 são trans, sendo quatro deles são do programa “Pose”, de Rodriguez. A série encerrou sua temporada final em 2021, o que significa que, a menos que novos programas apareçam, poderemos ver uma queda mais à frente pelos dados.

Nick Adams, diretor de representação transgênero da GLAAD, disse que “ainda há espaço para melhorias” na representação trans na tela. Principalmente porque “alguns programas continuam a escalar atores cisgêneros para interpretar papéis trans e isso deve parar; ser transgênero não é um traje.

Entenda a importância da vitória de MJ Rodriguez

Além disso, vale lembrar MJ Rodriguez não está apenas representando mulheres trans e negras na telinha. Da mesma forma, mostra que é possível para as comunidades marginalizadas e, esperamos, que se abra caminhos para uma melhor representação no futuro.

Em uma época em que a violência contra pessoas trans é um problema – de acordo com o relatório de Stonewall de 2017, duas em cada cinco pessoas trans sofreram um crime de ódio ou incidente por causa de sua identidade de gênero nos últimos 12 meses – figuras públicas positivas como MJ Rodriguez são extremamente poderoso e impactante. Quem sabe quantas pessoas serão fortalecidas por sua vitória no Globo de Ouro?

Foto de capa: Reprodução Instagram @mjrodriguez7 / @harryeelman

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile