Viver
O que você precisa saber antes de seguir os truques de beleza da internet
Com as redes sociais, ficou mais fácil saber qual é o truque de beleza do momento. Mas é preciso atenção ao reproduzir o que viraliza na internet.
Nos dias de hoje, você não precisa ficar aguardando a próxima edição de uma revista para saber quais são os truques de beleza da vez e o que irá bombar nas próximas estações. Isso porque, com o alcance das redes sociais, está cada vez mais rápido saber a dica do momento a poucas rolagens de dedo no seu feed.
Não que isso seja ruim! O mundo mudou bastante e as tecnologias estão cada vez mais evoluídas, facilitando a rotina em muitos setores – inclusive moda e beleza. Porém, é nocivo somente consumir e reproduzir as trends do dia sem ao menos se questionar se elas fazem sentido para você.
Não só isso: essa reprodução indiscriminada de truques de beleza pode provocar riscos à saúde. Bora saber mais sobre o que está por trás dessas trends?
Modelo de 21 anos fica cega e com cicatrizes ao testar “truque de beleza” da internet
Um caso que alerta sobre os perigos de seguir receitas da internet é o da modelo australiana Tilly Whitfield, de 21 anos. A jovem, que também é ex-participante do Big Brother da Austrália, perfurou o rosto em casa com agulha e tinta para conseguir sardas temporárias, como ensinavam em uma rede social. Tinha tudo para dar errado – e deu mesmo!
O resultado: Tilly teve uma reação dermatológica grave que a deixou temporariamente cega e cheia de cicatrizes profundas no rosto, por conta dos altos níveis de chumbo do produto. Ainda que a tinta não oferecesse perigo evidente, não dá para largar a mão do senso crítico na hora de reproduzir uma técnica viralizada em rede social.
Os truques de beleza podem provocar alergias, irritações e outros problemas
Claro que nem todo truque de beleza vai ter um passo a passo que inclua micro perfurações no rosto. Algumas dicas são simples e muito fáceis de fazer, como receitas caseiras com alimentos e especiarias para cabelos, pele e unhas. Essas receitas, inclusive, nem sempre são novidades, já que uma geração de avós e mães também usava produtos naturais para se cuidar.
No entanto, não é porque são mais fáceis que você deva fazer sem prestar atenção. A pele, por exemplo, é o maior órgão do corpo e porta de entrada para alergias, irritações, entre outros incômodos. Usar algum produto nos olhos, sem saber a procedência e os riscos, também pode provocar reações indesejadas. No mais, mesmo que não cause nenhum problema, existe o desperdício se você não gostar. Vale redobrar os cuidados, por via das dúvidas.
Produtos sem prescrição devem ser usados com muita cautela
Se é bom então usar produtos industrializados ou naturais que tenham sido testados primeiro, pode seguir aquela dica da blogueira famosa que disse que a pele ficou perfeita depois de usar o sabonete de determinada marca? Depende! Isso porque cada pessoa tem a sua individualidade e não é porque funcionou com uma pessoa que vai funcionar com todo mundo.
Nesse caso, se você tem alguma questão com a pele, o cabelo ou qualquer outra parte do corpo, consulte um profissional capacitado. É ele que vai poder te indicar a melhor opção para a sua necessidade. Talvez a dica da blogueira seja a melhor pedida e também deixe a sua pele incrível. Porém, pode ser que ela não funcione para o que você deseja e cause reações.
Atenção máxima aos truques de beleza que prometem ‘milagres’
Por mais simples que as dicas e os truques de beleza pareçam na internet, na vida real o que existe é dedicação, investimento, esforço, dinheiro, tempo, estilo de vida e mais um monte de fatores para cuidar do corpo e da saúde. Por isso, desconfie de tudo que prometa ‘milagres’ em poucos dias, considerando que quem está do outro lado não faz ideia de quem você é.
Embora as tecnologias estejam avançadas e as redes sociais mudem a dinâmica entre as pessoas, existe um outro lado de muita comparação e algoritmos que interferem no que é real e no que é virtual. E isso se aplica às dicas de beleza que são compartilhadas pela web. A que mais funciona: usar o filtro do senso crítico e do autoconhecimento para saber o que você realmente quer, precisa e pode fazer.
Foto de capa: Pexels