Siga o Corpo Livre

Viver

Sustentabilidade: o que é, quais são os tipos e como ser mais sustentável

Muito se fala sobre sustentabilidade, mas muita gente não sabe o que significa. Entenda o conceito e saiba como ser mais sustentável na prática!

Publicado

on

Sustentabilidade: entenda mais sobre o conceito

Muito se fala sobre sustentabilidade, de cuidar dos recursos naturais, mas o conceito ainda parece muito distante. Muitas pessoas nem sabem como ser mais sustentável no dia a dia, o que não significa somente saber separar o lixo. 

A sustentabilidade está presente em diferentes esferas da vida e é fundamental para direcionar a relação entre pessoas, consumo e o meio ambiente. Você também se sente perdida sobre o estilo de vida mais sustentável? Saiba mais!

O que é e para que serve a sustentabilidade?

O termo sustentabilidade é derivado do latim e, em seu sentido mais literal, significa “sustentar, apoiar, conservar, manter”. Assim, de forma mais prática, a sustentabilidade engloba um conjunto de ações feitas no presente sem prejudicar as gerações futuras. Por isso, quando se fala que algo é sustentável, significa que ele tem condições de ser feito no presente e se manter a longo prazo, sem prejuízos.

Esses conceitos começaram a ser difundidos em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. O evento, realizado na Suécia, foi a primeira conferência da ONU sobre meio ambiente. Desde então, começou a se discutir a importância da preservação e de um desenvolvimento com menos impactos ecológicos, sociais e ambientais. 

Existem diferentes tipos: social, ambiental e econômica

É comum falar em sustentabilidade e logo associar o conceito às questões ambientais. Mas ela vai além de economizar água e preservar árvores. De maneira sucinta, a sustentabilidade se baseia em três pilares: meio ambiente, sociedade e economia. 

A sustentabilidade ambiental está na preservação e na manutenção dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente. É quando a sociedade usa de forma racional os elementos necessários para suprir suas necessidades, como água e alimentos, sem prejuízos à natureza a curto e longo prazo. 

O conceito também está relacionado à vida em sociedade. Por isso, a sustentabilidade social tem a ver com as práticas e ações feitas em comunidade para garantir o acesso mais igualitário a serviços e recursos. Assim, todos podem ter mais bem-estar tanto no presente quanto no futuro. 

Já a sustentabilidade econômica tem a ver com a busca por um desenvolvimento mais sustentável em toda a cadeia de produção de bens. No entanto, o grande desafio das grandes empresas está na busca de um modelo que seja economicamente viável. Para isso, tem que considerar os recursos disponíveis e amenizar possíveis impactos no âmbito ecológico e social. 

Por que você deveria adotar um estilo de vida mais sustentável?

Além dos três principais pilares, a sustentabilidade também se desdobra em outras esferas. Elas são necessárias para a construção de um planeta mais justo e possível. Por isso, pequenas atitudes do dia a dia também fazem diferença e é uma forma de utilizar esses conceitos na prática. 

Separar o lixo para que ele possa ser reciclado e reutilizado é um começo. Porém, antes de descartar coisas, que tal repensar o seu consumo? Comprar menos roupa e usar seus produtos de beleza antes de repor o estoque é uma forma de autoconhecimento e cuidado com você e os outros. Economizar luz e água também ajuda a prolongar o ciclo dos recursos naturais sem que a geração futura passe por escassez. Ressignificar é um caminho para um estilo de vida mais sustentável que merece atenção! 

Foto de capa: Pexels

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.