Colunistas

Tudo é movimento!

Exercitar o corpo é um ato de autocuidado, sabia? Leia mais na coluna da educadora física Ingrid Sayuri!

Published

on

Você já parou para pensar que o corpo é uma sucessão sincrônica de movimentos, do ritmo cardíaco ao gesto motor?Assim como a vida que se move do ontem para o agora, a existência humana se faz nessa constante. O texto de hoje te convida a passear pelos movimentos da sua fisiologia, a fim de mostrar a importância da prática de exercício físico por amor ao corpo. Calma, não se trata de uma aula teórica e densa. Vamos apenas dar atenção a algumas funções do corpo, de maneira bem simples.

Como já citado, o coração está aí, bem aí no seu peito batendo. Esse gesto já é um movimento, uma vez que esse órgão é um músculo e, por isso, tem como função contrair e relaxar. A partir desse instante, a mágica acontece: a cada batida, o sangue bombeado vai passeando pelo seu corpictho e, nesse rolezinho, transporta inúmeras substâncias. Não vou me estender muito na aula de fisiologia básica. Mas é importante ter em mente que, mesmo sem consciência de todas as funções do corpo, elas estão trabalhando com a missão de te fazer existir da melhor maneira possível. A prática de exercício é, na verdade, uma forma de ajudar o corpo nessa tarefa.

O exercício estimula a frequência cardíaca, ou seja, o coração bate mais vezes por minuto. Só nesse primeiro momento o corpo já começa a agradecer, pois o sangue começa a fluir em outra velocidade, o que propõe maior oxigenação celular. E eu nem falei de como ocorre o pico hormonal que deixa o praticante o puro creme da serotonina e endorfina, digamos assim.

Exercitar o corpo é um ato de autocuidado. Não se trata de buscar uma silhueta imposta pelo padrão estético, mas sim de garantir que as tarefas do cotidiano aconteçam sem muito esforço, sem dores, e é pensar no amanhã, em evitar o surgimento de doenças crônicas e dores nas articulações. Por esse motivo, busque uma prática que você faça com prazer. Assim é mais fácil torná-la um hábito para que se reflita positivamente no seu cotidiano.

Foto de capa: Adobe Stock

Ingrid Sayuri

Oiee, sou a Ingrid Sayuri e vou dividir com vocês pensamentos e histórias a partir da minha experiência como profissional de Ed. Física, ex ginasta e yogini. Esse espaço vai muito além de dicas sobre exercício e saúde, o nosso papo quinzenal é sobre como fazer exercícios por amor ao corpo.

MAIS LIDAS

Sair da versão mobile