Siga o Corpo Livre

Viver

Upcycling: o que é e os benefícios da tendência sustentável na moda

Upcycling é um termo que ganhou e segue ganhando força na moda, em busca de inovação e sustentabilidade. Mas você sabe o que significa?

Publicado

on

Upcycling: o que é e quais os benefícios da tendência para a moda

Se o seu conceito de sustentabilidade significa separar o lixo e fazer a reciclagem de maneira correta, está na hora de expandir essa visão. Você já ouviu falar em upcycling? O movimento nada mais é do que ressignificar peças que seriam descartadas, dando um novo sentido a elas, seja um objeto, um móvel ou roupas, de forma criativa.  

A tendência não é uma novidade, já que surgiu no começo da década de 90. Mas, nos últimos anos, segue ganhando força em prol de um desenvolvimento mais sustentável, revolucionando a indústria da moda. Quer saber mais sobre o upcycling, o que significa, seus benefícios e por que você deveria prestar atenção? Confira!

O que significa o termo upcycling afinal?

O ambientalista alemão Reine Pilz usou o termo pela primeira vez em 1994. No entanto, ele ganhou popularidade em 2002, com a publicação do livro “Cradle to cradle: rethinking the way we make things (“Cradle a cradle: criar e reciclar ilimitadamente”, no Brasil), escrito por William McDonough e Michael Braungart. Nele, a dupla apresenta teorias para questionar o sistema capitalista e repensar o futuro. 

A partir daí, o conceito de upcycling tomou força e se propagou em diferentes modelos de negócios, na tentativa de evitar o desperdício e otimizar o ciclo de vida das peças com hábitos mais sustentáveis de produção e consumo

Upcycling x reciclagem: os pontos em comum e as diferenças entre os dois

Tanto o upcycling quanto a reciclagem são práticas que visam uma produção mais sustentável. Além disso, prolongam o tempo de vida de um material que seria descartado e ficaria anos em aterros sanitários provocando poluição e lixo desnecessário. No entanto, eles não significam a mesma coisa. 

Na reciclagem, nem sempre dá para reaproveitar um material de forma integral. Por isso, são necessários processos químicos ou intervenções para transformar o lixo em algo usável. Por exemplo: o plástico vira algo novo de plástico. 

Já o upcycling reutiliza o material de uma forma diferente e criativa, seja em sua função original ou de um jeito completamente novo. Por exemplo: uma jaqueta jeans vira uma camisa jeans. A peça é reutilizada e reaproveitada com criatividade. 

Quais são os benefícios do upcycling?

Adotar medidas mais sustentáveis no dia a dia, em um mundo em que as mudanças climáticas, a crise hídrica e o consumo desenfreado afetam o meio ambiente e os seres humanos, já é uma vantagem em si. Por isso, vale dar uma chance para o upcycling e aderir à tendência. 

Além de reduzir a quantidade de lixo que vai parar em aterros sanitários sem necessidade, o upcycling também diminui a extração de matéria-prima usada para produzir novos produtos. Outro benefício do upcycling é reduzir o consumo de água e energia, o que também afeta os custos de produção, tornando o produto mais rentável. E mais: é uma oportunidade para a transformação de diferentes setores, incluindo a moda, até porque a criação de novas roupas com materiais velhos é uma super tendência que vem daí. 

Oportunidade de negócio e mudança na indústria da moda

Um levantamento feito pela instituição britânica Ellen MacArthur Foundation, que promove a economia circular, mostra que todos os anos a indústria global da moda produz cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis e 70% dessa produção acaba em aterros sanitários. Chocante, não é? Por isso, o upcycling não deixa de ser uma oportunidade para mudanças na indústria. 

Algumas marcas – muitas grifes consagradas inclusive, como Miu Miu –  já estão fazendo esse movimento e apostam em uma moda mais criativa e sustentável, alinhada com as novas tendências. O reaproveitamento de peças também é mais inclusivo, visto que pessoas gordas e com corpos fora do padrão, por exemplo, não encontram essas peças com facilidade. O upcycling, nesse caso, se torna um aliado ao criar roupas e acessórios que contemplam a diversidade. Vale a pena ficar de olho! 

Foto de capa: Unsplash

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.