Bem-estar e autoestima
Pedro Sampaio e a importância do anúncio de bissexualidade no Lolla
Pedro Sampaio assumiu sua bissexualidade em performance no palco do Lollapalooza 2023 e, infelizmente, teve atitude criticada por muitos internautas. “Queria saber qual é a necessidade de usar isso no show? Achei tão ridículo, aff… Ninguém quer saber”, disparou uma pessoa no perfil “Gossip do Dia”, do Instagram.
Pedro Sampaio rebate crítica por assumir bissexualidade no Lollapalooza
A população LGBTQIAP+ é composta por pessoas que se enquadram em uma variedade de espectros, ou seja, gênero e sexualidade. No entanto, mesmo em um grupo caracterizado pela inclusão, um subconjunto dessa população ainda pode se sentir marginalizado. Pessoas que se identificam como bissexuais, por exemplo, às vezes encontram essa marginalização na forma de apagamento bissexual.
O DJ não se calou e logo depois decidiu explicar a importância do anúncio de sua orientação sexual no festival. De acordo com Pedro Sampaio, ele quis servir de inspiração para milhares bissexuais que se sentem “apagados” na sociedade.
“Não é sobre se ‘alguém quer saber ou não’, é sobre se inspirar, encorajar e representar pessoas LGBTQIAP+. Eu, como um artista conhecido, ocupo vários lugares de grande destaque como, por exemplo, o show do Lolla, e são nessas oportunidades que manifestações como essa que eu fiz fazem a diferença na vida de milhões de pessoas”, justificou, recebendo apoio do público.
Os estereótipos e a discriminação contra bissexuais precisam acabar
O prefixo “bi” significa ter dois, em termos de sexualidade é usado para identificar pessoas que têm gosto e atração física por ambos os sexos. Um dos maiores problemas que as pessoas bissexuais enfrentam é o julgamento de heterossexuais e até mesmo da comunidade LGBTQIA+. Eles são considerados “gananciosos” porque não conseguem “decidir” sobre o gênero de que mais gostam, ou são julgados de que estão sendo excessivamente hormonais.
A comunidade não é pequena, existem adolescentes e adultos que não revelam sua orientação sexual com medo de que os outros os critiquem. O ator Reynaldo Gianecchini, por exemplo, só assumiu a sexualidade fluida após se sentir “maduro”. “Eu já tinha olhado bastante para dentro, para entender e poder falar sobre isso. Todo mundo tem o seu tempo para fazer isso, deixar aflorar”, disse o ator em recente entrevista.
Desse modo, se você se identifica como bissexual, não tenha medo de reconhecer isso, pois ninguém pode impedir você de ser você mesmo. Os estereótipos e a discriminação precisam acabar. Aprenda a aceitar as pessoas como elas são e comece a validar a bissexualidade.