Siga o Corpo Livre

Brasil

Reynaldo Gianecchini fala de sexualidade e critica sociedade: ‘Reprimida, careta e homofóbica’

Publicado

on

Reynaldo Gianecchini fala de sexualidade fluida e critica sociedade: “Reprimida, careta e homofóbica”

Reynaldo Gianecchini está em cartaz em “A Herança”, peça na qual vive um gay conservador. Em entrevista à revista “Veja”, o ator comentou a respeito do novo trabalho e refletiu o quanto revelar a sexualidade fluida ajudou no desempenho de seu personagem nos palcos. Ele admite que não teria coragem de fazer esse espetáculo antes de se assumir.

“Tudo é uma coisa que vem junto. Comecei a falar sobre a minha sexualidade mais fluida quando me senti maduro. Eu já tinha olhado bastante para dentro, para entender e poder falar sobre isso. Todo mundo tem o seu tempo para fazer isso, deixar aflorar. Possivelmente antes eu não estaria maduro, nem pronto para falar e aceitar esse trabalho”, explica.

Reynaldo Gianecchini na peça “A Herança” / Fotos: @hudsonrennan

Reynaldo Gianecchini lamenta críticas por assumir sexualidade fluida

Nesse meio tempo, Reynaldo Gianecchini se deparou com muitas críticas. O ator lamenta que as pessoas prefiram reprimir a sexualidade alheia do que investir tempo em si mesmas: “A gente vive numa sociedade extremamente reprimida, além de ser careta e homofóbica”, desabafa. 

Atualmente com 50 anos e cabelos grisalhos assumidos, Reynaldo Gianecchini teve que esconder sua orientação sexual por muito tempo, pois era um tabu gigante. O ator acredita que estamos em tempos diferentes e a discussão hoje em dia pode acontecer com mais facilidade. “É bem possível hoje falar mais sobre sexualidade fluida. Hoje não tenho medo disso me causar qualquer coisa. Adoro falar da minha liberdade, de poder ser quem eu sou com todas as nuances”, comemora em entrevista

A verdade é que Reynaldo Gianecchini quer levantar apenas uma bandeira: a de ser livre. Em outras palavras, o astro da TV não quer pressão para militar pela causa. “Eu não acredito tanto na meditação à força ou sair aos berros levantando a bandeira. A minha bandeira é ser livre. E talvez a minha militância maior seja as escolhas do que faço. Essa peça, por exemplo, é uma militância”, comentou, avaliando as chances de assumir uma relação gay: “Quando eu me relacionar vou pensar, seja com quem for, de que gênero for… Aí vou entender se quero que aquilo fique no privado ou se quero abrir. Não é uma programação”.

Veja famosos que abriram o jogo sobre sua sexualidade 

O amor está vencendo e cada vez mais quebrando barreiras. Nas redes sociais, diversos artistas, como Reynaldo Gianecchini, Johnny Massaro e Rainer Cadete estão assumindo sua sexualidade e comemorando a liberdade.  Em 2021, por exemplo, Marco Pigossi compartilhou em seu Instagram que estava vivendo um romance com o diretor italiano Marco Calvani. Na época, ele fez uma reflexão agradecendo o carinho do público: “Que a discussão se faça cada vez mais presente e natural. Sabemos que o ódio vem do medo, do diferente e do novo. Que não tenhamos mais medo de existir”.

Carmo Dalla Vecchia, nesse meio tempo, revelou seu relacionamento com João Emanuel Carneiro, autor do sucesso “Avenida Brasil”, para que outras pessoas se sentissem representadas. A novidade rapidamente tomou uma grande proporção nas redes sociais, mas a verdade é que os dois já são casados há 18 anos.

Por fim, é importante que Reynaldo Gianecchini e todas essas outras figuras públicas tragam à tona essas questões, mesmo que isso faça levantar debates, porque são discussões importantes. Com suas histórias, vivências e sexualidades assumidas, esses famosos ajudam muitas pessoas a se identificarem com a situação e, desse modo, perceberem que, enfim, não estão sozinhos. Toda representatividade importa!

O assunto continua nas redes

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.