Siga o Corpo Livre

Viver

Raiz de algodão: o que é e como cuidar desse tipo de fio

Você sabe o que é raiz de algodão? Os cabelos crespos e cacheados costumam ter essa característica. Saiba o que é confira as dicas!

Publicado

on

Raiz de algodão: saiba o que é e como cuidar

Você já ouviu falar em raiz de algodão? O termo representa uma característica comum em quem tem os cabelos cacheados e crespos. Isso acontece quando a raiz dos fios é mais afofada e causa um aspecto mais esfarelado e alto no topo da cabeça. Pode-se dizer também que quem tem raiz de algodão não apresenta muita definição próxima ao couro cabeludo, apenas no comprimento e nas pontas.

Quem levantou esse questionamento foi a influenciadora Nah Rivelli em suas redes sociais, e reunimos mais detalhes sobre o assunto para você também aprender a cuidar do seu visual. Acompanhe!

O que é a raiz de algodão, comum entre as cacheadas e crespas

Antes de mais nada, é importante dizer que a raiz de algodão não é uma falha. É apenas uma característica dos cabelos cacheados e crespos! Além disso, também não precisa se sentir culpada se estiver tentando deixar o fio do cabelo todo por igual, ok? A influenciadora Nah Rivelli falou sobre isso no Twitter e muitas mulheres se identificaram com a postagem:

Quem também já falou sobre isso foi a cabeleireira Pâmela Dourado. Em seu canal do Youtube, ela destacou isso em um vídeo e explicou que essa região do couro cabeludo é mais ressecada, tem mais porosidade e menor absorção dos produtos. Por isso, a definição fica mais difícil de ser alcançada.

“A minha raiz era mais fofa, parecia um algodão de tão leve, era mais ressecada e difícil de desembaraçar e, normalmente, isso acontece com quem tem a raiz mais crespa”, explicou, dando dicas essenciais: “Evite usar shampoo em excesso na raiz. Quando uso produto com sulfato, sinto diferença. Ele tira muito da oleosidade natural. A segunda dica é fazer umectação no couro cabeludo. Deixo por cerca de uma hora”.

Qual a diferença entre a raiz de algodão e scab hair?

Algumas pessoas costumam confundir a raiz de algodão com scab hair, mas nem sempre eles estão relacionados. O scab hair, se você também não conhece esse termo, é uma consequência do uso constante de química. Quem decide fazer uma transição capilar percebe que os fios podem começar a crescer mais poroso e sem brilho. No entanto, essa condição pode mudar de acordo com o crescimento.

A raiz de algodão é uma característica natural, que pode acontecer em cabelos cacheados ou crespos. A textura mais indefinida também pode não ficar restrita apenas na raiz, apesar do nome. Muitas mulheres notam que a falta de definição ocorre também ao longo do cabelo, dependendo do tipo.

Raiz algodão não combina com sulfatos e produtos agressivos

Para quem possui a raiz algodão e quer cuidar melhor dos fios, uma dica é evitar produtos agressivos e que tenham sulfato na composição. Presente em shampoos mais tradicionais, ele remove a oleosidade natural do fio e, por isso, causa mais frizz e pode irritar seu couro cabeludo a longo prazo. As cacheadas e crespas precisam dessa oleosidade natural e, por conta da textura e do uso desse tipo de produto, ela tem mais dificuldade de chegar às pontas.

Técnicas Low Poo e No Poo são as apostas das crespas e cacheadas

As técnicas Low Poo e No Poo também são bem conhecidas entre as cacheadas e crespas e podem te ajudar! São rotinas capilares de lavagem, finalização e tratamento com produtos livres de parabenos, sulfato, parafina e óleo mineral, além de limpar os fios mantendo a oleosidade natural sem agredir.

No Low Poo, você reduz o uso de sulfato, mas ainda mantém o shampoo na sua rotina, com opções mais suaves e componentes menos tóxicos. Já o No Poo é uma técnica que abandona de vez o shampoo e promove a limpeza dos cabelos com condicionadores específicos ou até mesmo alternativas naturais, como chás e ervas.

Se você quiser aderir a qualquer uma dessas técnicas, é importante buscar informação, ficar atenta aos rótulos dos produtos e verificar se eles são liberados e apropriados para o seu tipo de fio.

Foto de capa: Unsplash

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.