Siga o Corpo Livre

Bem-estar e autoestima

Thiago Oliveira: a relação do patriarcado e a misoginia com a manipulação do corpo feminino

Publicado

on

Thiago Oliveira: a relação do patriarcado e a misoginia com a manipulação do corpo feminino

O corpo feminino não é um pedido de empréstimo que você analisa e, depois, decide aceitar ou rejeitar. Aliás, o empréstimo pode ser aceito ou não, já o corpo feminino não precisa de aceitação de ninguém. Ele simplesmente é!

É gordo, é magro, tem estrias e celulites. Tem manchas, formas e detalhes que não devem satisfação alguma. São corpos reais e que contam histórias únicas, particulares e privadas. Eles não desejam a sua opinião. Não desejam o seu julgamento. Eles apenas desejam ser livres e felizes. Apenas!

Corpo perfeito não existe!

Não é incomum ouvirmos homens falando, “eu só pego mulher sem estrias e sem celulites!”. Amigo, você não pega ninguém!!! Primeiramente, que esse “corpo perfeito” que você tanto procura não existe! Sim, não existe!

Antes de tudo, corpos são estruturas provenientes do processo de desenvolvimento de células, são constantemente modificados e possuem características singulares. Ou seja, o corpo perfeito é uma falácia!

Leia isso: “Lesões longas, lineares e geralmente paralelas decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele”. O que essa frase muda na sua vida? O que essa frase diz respeito sobre a pessoa que possui “estrias”. Outra: “Lipodistrofia ginóide, que é o acúmulo de gordura embaixo da pele”. Pele, todos temos! Gordura? Também!

Pressão estética: buscamos o “belo” pelo que foi inventado pela mídia

O “corpo perfeito” é a famosa invenção da mídia, ou você nunca ouviu falar em Photoshop? Vendem uma coisa pra gente e nós compramos sem nem questionarmos, “por que eu gosto, ou não gosto, disso?”. Por que não se relacionar com uma pessoa que tem celulites? O que isso diz respeito sobre ela?

O que isso muda na sua vida como um homem que trabalha, que busca uma parceria pra vida e que possui gordura abdominal localizada, pelos espalhados pelo corpo todo, uma calvície parcial e um fôlego de centavos? “Ahhh, mas então você está criticando o meu corpo agora?”. Não! Você pode ser exatamente assim como você é, mas você entende a diferença da cobrança?

Foto: Adobe Stock

O seu tufo de pelos no peito ou a sua calvície no topo da cabeça não dizem nada a respeito da sua pessoa, certo? Eu também sei disso, mas você entende que essas coisas não são consideradas da mesma forma entre gêneros?

“Ahhh, mas então se eu tiver um corpo sarado, trincado, eu posso exigir que a minha companheira também seja assim?”. Poxa, amigo, você ainda não entendeu nada! É claro que não, pois o seu corpo está assim porque você deseja. Ponto final! Isso não significa que você pode sair por aí opinando sobre o corpo alheio. Qual o problema de um homem “sarado” namorar uma mulher gorda? Nenhum!

O patriarcado, a misoginia e a manipulação do corpo feminino

Contaram uma história pra gente e nós saímos acreditando. Obviamente que isso se relaciona (bastante!) com a misoginia e o patriarcado. A misoginia porque homens, em grande parte, simplesmente odeiam e não respeitam as mulheres. E ao patriarcado, pois existe uma ideia de que as mulheres seriam propriedades dos homens, ou seja, devem ser da forma que achamos o certo.

Sério? E não me venham falar sobre “mimimi” (até porque eu abomino essa expressão), pois é sobre isso, sim! Afinal de contas, o que significa dizer “eu não fico com mulheres com estrias e celulites”? Isso significa, “eu não respeito aquela pessoa, não gosto da forma como ela é, e eu ainda me sinto no direito de achar como ela deve ser”.

Precisa desenhar?

Isso tudo faz com que as pessoas se tornem infelizes, não pertencentes e se cobrem por uma coisa que nem deveriam. Eu já ouvi histórias de gente chegando em cirurgião plástico e dizendo: “quero ficar igual estou nesse filtro”. FILTRO! As pessoas estão tentando se moldar num padrão que simplesmente não existe. É irreal!

Qual é o sentido de uma pessoa tirar uma fotografia e modificar o seu corpo em um programa de computador? Se isso não vier de uma cobrança injusta, eu estou louco! Mulheres seguem sendo cobradas injustamente, as empresas continuam lucrando na dor alheia e homens héteros seguem se esforçando muito pra gostar de mulher. Tá mais fácil fazer empréstimo mesmo.

Thiago Oliveira, colunista MCL
Thiago Oliveira

Paulista, 40 anos e especialista em Sexualidade Humana. Doutor em ecologia pela UFRGS, abandonou a carreira pra se tornar comediante Stand Up. Thiago Oliveira é também palestrante e roteirista. Criou o projeto “Homem Sem Tabu”, onde discute masculinidades, tabus, sexualidade, machismos e afins. Apresentou seu TEDx São Paulo em 2021 com o título “Os maiores tabus dos homens”.

Paulista, 40 anos e especialista em Sexualidade Humana. Doutor em ecologia pela UFRGS, abandonou a carreira pra se tornar comediante Stand Up. Thiago Oliveira é também palestrante e roteirista. Criou o projeto “Homem Sem Tabu”, onde discute masculinidades, tabus, sexualidade, machismos e afins. Apresentou seu TEDx São Paulo em 2021 com o título “Os maiores tabus dos homens”.

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.