Bem-estar e autoestima
‘Be My Eyes’: aplicativo auxilia pessoas com deficiência visual a realizarem tarefas
A jornalista Ana Luiza Guimarães viralizou nas redes sociais ao aparecer em vídeo utilizando o “Be My Eyes“, aplicativo de celular destinado à auxiliar pessoas com deficiência visual a executar ações comuns do dia a dia. De acordo com a filha da apresentadora do “RJTV“, Beatriz Lobo, a mãe estava ajudando um homem para realizar uma tarefa doméstica e o gesto comoveu os internautas.
“Minha mãe tem um aplicativo que chama ‘be my eyes’, feito para pessoas com deficiência visual. Você se inscreve. Em seguida, quando eles precisam de ajuda pra qualquer coisa, eles entram no aplicativo e fazem uma ligação de vídeo para algum inscrito ajudar”, explicou a estudante de psicologia.
Voluntários “emprestam” seus olhos para deficientes visuais
Beatriz Lobo disse ainda que a ajuda de Ana Luiza Guimarães através do aplicativo é com tarefas simples, por exemplo ler um rótulo de uma marmita para saber que tipo de alimento há dentro. De acordo com a jovem, uma pessoa com deficiência ligou para a jornalista pedindo essas informações.
Desse modo, o “Be My Eyes”, criado pelo dinamarquês Hans Jørgen Wilberg, é de grande relevância e pessoas deficientes visuais poderão se conectar a voluntários que “emprestam” seus olhos para que realizem suas atividades: “O aplicativo foi muito bem recebido pela comunidade de deficientes visuais. Assim também, o app permite obter ajuda em momentos que pode ser inconveniente pedir ajuda a vizinhos ou a um amigo e você não precisa pedir mil desculpas para solicitar ajuda“.
Como funciona o aplicativo “Be My Eyes”?
O “Be My Eyes” funciona da seguinte forma: Quando um usuário cego ou com visão limitada solicita ajuda através do aplicativo, ele manda um notificação para vários voluntários. Além disso, funciona conectando a pessoa com um voluntário que consegue ver, baseado na língua que eles falam e no fuso horário. Primeiramente, quem responder à solicitação é conectado a aquele usuário específico e recebe uma transmissão de vídeo ao vivo da câmera traseira do smartphone. A conexão de áudio permite que eles resolvam a tarefa juntos.
Você pode usar o “Be My Eyes” para qualquer coisa que precise ser enxergada.
1. Encontrar itens perdidos ou que caíram no chão
2. Descrever imagens, pinturas ou outros tipos de arte
3. Combinando ou descrevendo cores
4. Ler etiquetas e rótulos
5. Consertar problemas em computadores
6. Comprar alimentos
7. Identificar a data de validade em produtos alimentícios
8. Se familiarizar com novos ambientes ou andar em novos lugares
9. Fazer distinção entre itens diferentes
10. Determinar a chegada e a partida de transportes públicos