Siga o Corpo Livre

Viver

Vida sustentável: 6 atitudes que vão além de separar o lixo

Você já parou para pensar no que você tem feito para ter uma vida mais sustentável e que pode impactar na sua relação com você e com os outros?

Publicado

on

Vida sustentável: dicas!

Você sabe o que é sustentabilidade? Quando dizemos que algo é sustentável, seja no aspecto ambiental, social e econômico, significa que tem a capacidade de ser feito no presente sem prejudicar as gerações futuras. Então é por isso que se fala tanto – e com razão –  em diminuir o consumo excessivo, separar e reciclar o lixo, cuidar dos recursos disponíveis, entre outras atitudes que o meio ambiente e o futuro agradecem. 

Muita gente acredita que práticas do dia a dia não fazem tanta diferença assim na sociedade como um todo. Será que não? Já parou para pensar no que você tem feito para ter uma vida mais sustentável e que pode impactar na sua relação com você e com os outros? Veja 6 atitudes que você pode começar agora para incluir a sustentabilidade na sua rotina!

1) Autoconhecimento e sustentabilidade: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Pode parecer confuso, mas a sustentabilidade tem tudo a ver com autoconhecimento! É que quando você se conhece, sabe do que gosta, do que te faz feliz e do que não tem a ver com você (alô, autoestima e amor-próprio!), você não compra tudo o que vê pela frente. E nem faz algo só porque está na moda ou porque a blogueira famosa indicou. Dessa forma, você só mantém na sua rotina o que funciona para o seu estilo de vida, sem excessos. 

2) Antes de descartar, avalie primeiro o que você está jogando fora

Dar um destino certo para suas roupas, maquiagem e acessórios é importante. Porém, antes disso, avalie porque você está passando adiante. Se determinada peça não faz mais sentido para você, beleza! Se você anda enjoando rápido das coisas, querendo se livrar de tudo e compensando com a tendência da estação, opa. Alerta! Talvez seja melhor ir com calma e fazer uma reflexão. Autoconhecimento é tudo, lembra?

3) Customizar e ressignificar para uma vida sustentável

Ainda sobre avaliar antes de descartar, dar uma segunda chance para aquela peça que aparentemente perdeu a graça é uma opção para uma rotina mais sustentável. É a camiseta que pode virar um top cropped descolado, uma saia que pode ser usada em várias estações de jeitos diferentes, o batom escuro que você sempre fica na dúvida se vai chamar muita atenção… Enfim, se joga! Customizar e ressignificar pode te ajudar a olhar com mais carinho para o que você já tem!

4) Beleza sustentável: um corpo mais livre e menos tóxico!

Não é só na moda que a sustentabilidade pode ser aplicada, mas, nos últimos anos, a beleza também segue investindo em opções mais sustentáveis e limpas. Como a pele é o maior órgão do corpo, invista em um skincare mais natural, com menos plásticos, ativos químicos e livres de substâncias tóxicas. Isso vale para os cuidados com os cabelos, as unhas e a alimentação. Um #CorpoLivre também é um corpo que preza pelo autocuidado!

5) Mais diversidade! Valorize os pequenos empreendedores

Outra atitude que você pode começar agora é valorizar produtores pequenos e independentes. Isso porque, quando a cadeia de produção é mais enxuta e em menor escala, as chances de você saber as etapas e de que forma aquele produto foi feito é muito maior. Ao mesmo tempo que vai fortalecer o trabalho de quem precisa, isso também vai te ajudar a fazer escolhas mais sustentáveis.

6) Um detox digital de vez em quando é sustentável, sabia?

Depois que você introduziu o celular na sua rotina, você tem noção de quanto tempo passa nas redes sociais e o quanto de informação está disponível na internet? Pois é, difícil dizer com precisão, mas certamente é muita coisa para dar conta! Portanto, ser sustentável também pode ser ficar um tempo offline, em contato com a natureza e com a sua rede de apoio, longe de telas, nem que seja por 10 minutos.

Faça o teste! O presente e o futuro agradecem – e a sua saúde mental também! A Terra é um planeta que dividimos e prezar por ela é prezar pela vida de todos! Assim, você pratica uma vida sustentável e todos saem felizes ;)

Foto de capa: Unsplash

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.