Corpo
Lipo LAD: os perigos da cirurgia plástica que ganhou as famosas
A lipo LAD ou HD se popularizou entre as famosas e acendeu o desejo pela técnica que deixa a barriga definida. Mas quais são os perigos da cirurgia?
Você rolou seu feed no Instagram e deu de cara com um antes e depois de barrigas definidas cirurgicamente? Diferentemente das lipoaspirações comuns, a queridinha do momento remove camadas superficiais de gordura e desenha a musculatura para aparentar um tônus muscular. O nome da técnica é Lipo LAD (Lipo de Alta Definição) ou Lipo HD (do inglês, High Definition).
O boom da Lipo LAD e como ela se popularizou na internet
Em junho de 2021, Sarah Andrade mostrou para seus mais de 8 milhões de seguidores o resultado da sua lipo LAD. A ex-BBB fez ainda um implante de silicone nos seios e lipoenxertia glútea (aplicação de gordura do próprio corpo no bumbum). Na casa mais vigiada do Brasil, a participante Viih Tube também tinha o abdômen desenhado pela mesma técnica.
Além disso, Ludmilla, Virgínia Fonseca, Brunna Gonçalves, Flayslane e outras celebridades levaram a cirurgia de lipo LAD para suas redes sociais e também despertaram no público o desejo pela barriga esculpida. No entanto, o procedimento já tinha até aparecido na televisão.
Em dezembro de 2020, o programa Superpop, apresentado por Luciana Gimenez na Rede TV, trouxe ao vivo o médico Ronaldo Soares, que realizou a técnica da lipo LAD em um frango. De acordo com o profissional, a cânula termoguiada derrete a gordura e retrai a pele, e ele mostrou os efeitos na galinha, em rede nacional.
Apesar da popularidade, a técnica não é tão simples assim. Ao ver as fotos dos abdômens desenhados a laser, a impressão é que deve ser tranquilo, como um procedimento não-invasivo. No entanto, nem todas as pessoas podem fazer. E mais: o procedimento, assim como outra cirurgia plástica, apresenta restrições.
Segundo o Dr. Pedro Lozano, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, “ela não é indicada para pessoas que têm o índice de massa corporal (IMC) maior que 30, o que seria considerado obesidade grau I”, disse em entrevista à Capricho. Ele completa: “Com a alta da procura, pessoas que não praticam atividade física decidiram fazer [o procedimento] e agora estão surgindo um número de casos enorme de complicações”.
Complicações que podem levar à morte por conta da lipo LAD
Liliane Amorim era uma influenciadora que decidiu fazer a lipo LAD. A jovem de 26 anos morreu em janeiro de 2021, dias depois da cirurgia, por uma perfuração no intestino. De acordo com o laudo, foi confirmado erro médico. O (M)Dados, núcleo de Jornalismo de Dados do portal Metrópoles, publicou um levantamento com base em dados da ISAPS. De acordo com a publicação, desde 2010, em média, 217.481 brasileiros fazem lipoaspiração a cada 365 dias. São 596 a cada 24 horas. A cada 2 minutos e meio, uma pessoa é lipoaspirada no país.
No mesmo período da morte de Liliane, a influenciadora maranhense Thaynara OG falou que também fez lipo LAD e foi parar no CTI por complicações. Em entrevista ao Verão da Xanda, ela contou ter tido medo de morrer e questionou o motivo de tudo aquilo.
Busque referências confiáveis se decidir fazer uma lipoaspiração na barriga
Assim como qualquer cuidado com a sua saúde, certifique-se que tudo que envolva sua decisão está de acordo com seus valores. Pesquise médicos credenciados, clínicas e redes hospitalares com referências seguras. Também tenha em vista que seu corpo é sua forma de estar no mundo. Por isso, se informe e cuide dele com respeito e amor-próprio!
Foto de capa: Unsplash