Viver
Raiz de algodão: o que é e como cuidar desse tipo de fio
Você sabe o que é raiz de algodão? Os cabelos crespos e cacheados costumam ter essa característica. Saiba o que é confira as dicas!
Você já ouviu falar em raiz de algodão? O termo representa uma característica comum em quem tem os cabelos cacheados e crespos. Isso acontece quando a raiz dos fios é mais afofada e causa um aspecto mais esfarelado e alto no topo da cabeça. Pode-se dizer também que quem tem raiz de algodão não apresenta muita definição próxima ao couro cabeludo, apenas no comprimento e nas pontas.
Quem levantou esse questionamento foi a influenciadora Nah Rivelli em suas redes sociais, e reunimos mais detalhes sobre o assunto para você também aprender a cuidar do seu visual. Acompanhe!
O que é a raiz de algodão, comum entre as cacheadas e crespas
Antes de mais nada, é importante dizer que a raiz de algodão não é uma falha. É apenas uma característica dos cabelos cacheados e crespos! Além disso, também não precisa se sentir culpada se estiver tentando deixar o fio do cabelo todo por igual, ok? A influenciadora Nah Rivelli falou sobre isso no Twitter e muitas mulheres se identificaram com a postagem:
Voce tem raiz algodão?
— Nah 🇨🇩 (@nahrivelli) November 8, 2021
Raiz algodão é uma característica presente em muitos cabelos cacheados.
Ela é a raiz que da aquela impressão de esfarelada, alta, afofada e que não define nada, só o comprimento do cabelo.
Segue o fio pic.twitter.com/jOxKujRj9k
Quem também já falou sobre isso foi a cabeleireira Pâmela Dourado. Em seu canal do Youtube, ela destacou isso em um vídeo e explicou que essa região do couro cabeludo é mais ressecada, tem mais porosidade e menor absorção dos produtos. Por isso, a definição fica mais difícil de ser alcançada.
“A minha raiz era mais fofa, parecia um algodão de tão leve, era mais ressecada e difícil de desembaraçar e, normalmente, isso acontece com quem tem a raiz mais crespa”, explicou, dando dicas essenciais: “Evite usar shampoo em excesso na raiz. Quando uso produto com sulfato, sinto diferença. Ele tira muito da oleosidade natural. A segunda dica é fazer umectação no couro cabeludo. Deixo por cerca de uma hora”.
Qual a diferença entre a raiz de algodão e scab hair?
Algumas pessoas costumam confundir a raiz de algodão com scab hair, mas nem sempre eles estão relacionados. O scab hair, se você também não conhece esse termo, é uma consequência do uso constante de química. Quem decide fazer uma transição capilar percebe que os fios podem começar a crescer mais poroso e sem brilho. No entanto, essa condição pode mudar de acordo com o crescimento.
A raiz de algodão é uma característica natural, que pode acontecer em cabelos cacheados ou crespos. A textura mais indefinida também pode não ficar restrita apenas na raiz, apesar do nome. Muitas mulheres notam que a falta de definição ocorre também ao longo do cabelo, dependendo do tipo.
Raiz algodão não combina com sulfatos e produtos agressivos
Para quem possui a raiz algodão e quer cuidar melhor dos fios, uma dica é evitar produtos agressivos e que tenham sulfato na composição. Presente em shampoos mais tradicionais, ele remove a oleosidade natural do fio e, por isso, causa mais frizz e pode irritar seu couro cabeludo a longo prazo. As cacheadas e crespas precisam dessa oleosidade natural e, por conta da textura e do uso desse tipo de produto, ela tem mais dificuldade de chegar às pontas.
nossa, meu cabelo todinho… Ficava tão noiada que tacava creme de pentear, ja tive seborreia por encostar tanto produto no couro cabeludo. Não entendia pq ele é 3c e era assim, mas depois que percebi que era uma caracteristica dele, consigo até cuidar melhor.
— jesszzz (@go_jessik) November 8, 2021
Técnicas Low Poo e No Poo são as apostas das crespas e cacheadas
As técnicas Low Poo e No Poo também são bem conhecidas entre as cacheadas e crespas e podem te ajudar! São rotinas capilares de lavagem, finalização e tratamento com produtos livres de parabenos, sulfato, parafina e óleo mineral, além de limpar os fios mantendo a oleosidade natural sem agredir.
No Low Poo, você reduz o uso de sulfato, mas ainda mantém o shampoo na sua rotina, com opções mais suaves e componentes menos tóxicos. Já o No Poo é uma técnica que abandona de vez o shampoo e promove a limpeza dos cabelos com condicionadores específicos ou até mesmo alternativas naturais, como chás e ervas.
Se você quiser aderir a qualquer uma dessas técnicas, é importante buscar informação, ficar atenta aos rótulos dos produtos e verificar se eles são liberados e apropriados para o seu tipo de fio.
Foto de capa: Unsplash