Brasil
Apoio de Richarlison à Seleção Feminina reflete invisibilidade da mulher no esporte
Richarlison acompanhou a seleção feminina de futebol do Brasil pela Finalíssima, partida que reúne o campeão da Copa América e o da Eurocopa. O jogador esteve na Inglaterra assistindo a partida no Wembley e viralizou ao aparecer segurando um cartaz “se o Brasil joga, eu vou”. O incentivo do craque não só tomou uma grande proporção nas redes sociais, como também levantou um debate sobre a invisibilidade feminina no esporte.
Antes de tudo, vamos começar com um teste simples. Pegue seu telefone ou abra seu mecanismo de pesquisa e procure “Equipe de futebol do Brasil”. Vá em frente, experimente.
Certamente os resultados mostram que o masculino está associado como o padrão do país, não é mesmo? Mas as mulheres não praticam esporte? Não existe uma seleção feminina que representa a bandeira verde amarela? Sim, existe e são extremamente bem-sucedidas por seus próprios méritos também.
Atitude de Richarlison levanta debate sobre a invisibilidade feminina no futebol
O (triste) fato da questão aqui é que, para encontrar informações sobre a seleção feminina de futebol do Brasil, você precisa acrescentar a palavra “mulheres” em sua pesquisa. Este é apenas um dos muitos exemplos que demonstram o problema que enfrentamos no mundo de hoje: dados com viés de gênero e a lacuna de dados em que os homens são reconhecidos como padrão e as mulheres são uma subcategoria. Em outras palavras, elas acabam arcando com o custo do preconceito.
Expor o sexismo pode até ser um despertar rude. No entanto, também é possível que isso se torne uma inspiração para que medidas corretivas sejam tomadas, ou seja, clamar por um mundo mais equilibrado em termos de gênero. Neste caso, a inclusão e a diversidade são fundamentais para o progresso. Não podemos nos tornar complacentes. Devemos nos esforçar ainda mais para tornar essa mudança uma realidade – no esporte e em qualquer outro lugar.
Brasil perde e Richarlison mantém apoio à Seleção Feminina
No jogo em questão, a seleção brasileira empatou inicialmente contra a Inglaterra em 1 a 1. Após os 90 minutos, a partida foi decidida nos pênaltis, mas as brasileiras acabaram sendo derrotadas por 4×2, ficando sem a taça. Logo após a disputa, Richarlison foi para as redes sociais e enalteceu as brasileiras, mantendo seu apoio. “Muito orgulho de ver vocês honrando a nossa camisa e o nosso país. Vocês foram e são gigantes. Dá gosto de ver! Muitas vitórias virão”, elogiou ele.