Viver
Endometriose: famosas relatam como lidaram com a doença
Larissa Manoela, Tatá Werneck e mais famosas que falaram sobre endometriose e os cuidados com a doença. Confira!

A endometriose é uma doença que está presente na vida de 10% das brasileiras. Trata-se de um distúrbio em que a mucosa que reveste o útero cresce fora dele. Assim, pode gerar cólicas mais intensas, dor nas relações sexuais, desconforto durante a menstruação e sangramentos. Além disso, em casos mais extremos, até mesmo levar a casos de infertilidade.
A endometriose não tem cura, mas os sintomas podem ser atenuados e até desaparecer com tratamentos indicados por ginecologistas. Entre as famosas, muitas já usaram suas redes sociais para alertar e ajudar outras mulheres a lidarem com o diagnóstico da doença.
Larissa Manoela revelou susto com diagnóstico de endometriose
Com 20 anos, Larissa Manoela foi diagnosticada com endometriose e admitiu ter se assustado ao receber positivo para a doença autoimune. No Instagram, ela fez uma live com um especialista na época e aconselhou suas fãs adolescentes e jovens a fazerem um “check up” periodicamente.
“É tudo muito novo ainda para mim, estou descobrindo. Mas o mais importante de eu ter compartilhado aberto algo tão pessoal da minha vida foi saber que eu posso inspirar outras mulheres a também fazerem uma pesquisa profunda e salvar e dar qualidade de vida para essas mulheres”, comentou a artista.
Isabella Santoni achava que cólica muito forte na menstruação “era normal”
Para Isabella Santoni, sentir as fortes dores da cólica era normal, até receber o diagnóstico de endometriose. “Eu sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Aí, eu fui em uma médica, e ela falou que eu não devia tomar os remédios que eu tomava todo mês”.
Além disso, a atriz revelou que o diu também interferiu nas dores que sentia. ‘Eu tinha o diu de cobre, então eu ia fazer o exame a cada seis meses, mas o médico não viu que ele estava fora do lugar, então estava perfurando o útero. Além da endometriose, eu tinha dores por causa do diu”, disse ela.
Giovanna Ewbank e Tatá Werneck: cirurgia para tratar endometriose
Antes de dar à luz Clara Maria, a apresentadora Tatá Werneck já sabia de seu diagnóstico de endometriose. Tanto que cogitou fazer uma cirurgia para tratar o desconforto. “Eu estava me preparando para fazer uma cirurgia”, recordou ela, sendo surpreendida pela gravidez.
Ao contrário de Tatá Werneck, a atriz Giovanna Ewbank passou pela cirurgia antes de engravidar de Zyan, seu filho caçula. “Eu chegava a vomitar de tanta cólica que eu sentia”, disse em entrevista.
Esteja atenta ao sinais da endometriose e do seu corpo
Assim como muitas outras mulheres, a cantora Wanessa Camargo também conviveu com a endometriose sem saber da doença. Ela começou o tratamento com ajuda de sua mãe, Zilu, que a incentivou a ir ao médico. A atriz Fernanda Machado, que também sofria com a endometriose, ressalta a importância do diagnóstico precoce: “Descobri numa fase inicial, acompanhei, tratei e resolvi fazer a cirurgia”.
Por isso, reforçamos o quanto é importante que mulheres estejam atentas aos sinais de seu corpo. Procure um bom médico, de preferência um especialista em endometriose, e dê início ao tratamento, conforme a indicação.
Foto de capa: Reprodução Instagram / @larissamanoela