Bem-estar e autoestima
Jojo Todynho fala sobre o lugar da autoestima para a mulher preta: ‘Não espero aceitação de ninguém’

Para muitas mulheres, o amor próprio pode ser um assunto delicado, principalmente para a mulher preta. Recentemente, Jojo Todynho comentou em entrevista como é a sua relação com autoestima.
“Sempre me amei. Eu sei a mulher que eu sou e a minha autoestima se reflete nisso. É sobre ser quem eu sou e ter certeza que seu não me amar, ninguém vai. Aprendi isso na vida e quando me olho no espelho a relação é ótima. Só sinto amor por quem eu sou e pelo que faço”, declarou à “Glamour”.
Jojo Todynho: “Estou alcançando lugares que outras mulheres negras ainda não alcançaram”
Jojo Todynho, que é estudante de direito, também desabafou sobre a importância dessa autoestima para a mulher preta.
De acordo com a cantora, muitas das vezes é negligenciada: “Entendo que estou alcançando lugares que outras mulheres negras ainda não alcançaram e isso me deixa muito orgulhosa de ser quem eu sou, de Bangu para o mundo. Acredito que as mulheres se identificam com isso, pois não tenho medo de mostrar a força feminina que eu tenho dentro de mim”, acrescentou.
Mente e o corpo: Jojo Todynho reforça os cuidados
Por fim , Jojo Todynho ressaltou o poder da maquiagem e, principalmente, o poder de se sentir bela sem os produtos de beleza. “Maquiagem é tudo, uso sempre, me traz liberdade e poder, mas não porque preciso usar todos os dias para me sentir assim, mas para expressar como me sinto em determinado momento”, completou.
Aliado a isso vem as atividades físicas. Desde o ano passado, a influenciadora vem se dedicando ao autocuidado. “Tenho treinado bastante e me exercitar deixa a disposição cada vez mais lá em cima. Cada vez mais tenho percebido que se cuidar é muito importante para o bem-estar e autoestima. Me deixa mais poderosa!”, disse.
Que Jojo Todynho possa ser a inspiração para as mulheres pretas que têm dificuldade de enxergar a beleza nelas mesmas, por conta dos padrões estéticos reforçados pela sociedade. A beleza se exala na pluralidade!