Viver
5 tendências de moda que disseram que pessoas gordas não podem usar
Biquíni, listras, recortes… Essas são tendências de moda “proibidas” para pessoas gordas. Mas você não precisa e nem deveria seguir essas regras!
Todo mundo deveria ter o direito de usar a roupa que quiser, certo? Mas, quando se trata de moda e de pessoas gordas, sempre tem alguém para dar um pitaco. Isso porque a maioria dessas opiniões não leva em consideração a moda em si ou o estilo que a pessoa gorda se sente à vontade.
Esses pitacos de moda, na verdade, estão sempre pautados em fazer a pessoa gorda parecer mais magra. Mas quem disse que esse é o objetivo? Se você quer usar suas roupas em paz, sem ter que se preocupar em diminuir medidas, veja 5 regras de moda para você esquecer de vez!
1 – Listras engordam e deixam pessoas gordas ainda maiores
Esse é um clássico das regras de moda para pessoas gordas. Diz o manual que as listras horizontais “engordam” e que te fazem parecer maior, enquanto as verticais causam o efeito inverso. Mas, cá entre nós, se você adora usar listras, por que você vai deixar suas roupas de lado só por causa de uma ilusão de ótica? A Lizzo deixou essa regra de lado e ficou linda. Por isso, inspire-se também!
2 – Pessoas gordas não podem mostrar a barriga com top
Outra peça temida e, aparentemente, até proibida na moda para pessoas gordas é o top. Afinal, imagina exibir uma barriga que não corresponde aos padrões de beleza inalcançáveis impostos pela sociedade?
Se a sua barriga não é uma questão para você, não é preciso deixar o seu top escondido no fundo da gaveta. Pode reagir e usar à vontade. Mas, se você é uma pessoa gorda e essa moda não te faz se sentir segura, não tem problema. Vale começar aos poucos, como fez a modelo Ashley Graham.
3 – Não existe modelo de biquíni adequado para pessoas gordas
Se o top já gera um debate na moda sobre quem pode ou não usar, o biquíni é ainda motivo para mais polêmica com as pessoas gordas. Principalmente quando se trata do modelo cortininha para pessoas que têm o peito grande.
No entanto, não se preocupe: você pode e deve usar o seu biquíni do jeito que achar melhor. Então, que tal testar diferentes tipos de amarrações? Ninguém merece passar calor!
4 – Peças com recortes só funcionam com corpos magros
O estilo mais sexy, com peças cheias de recortes estratégicos, veio com tudo nos desfiles das Semanas de Moda. Só que, na prática, essa moda acabou “vetada” para pessoas gordas e restrita aos corpos magros.
Felizmente, você não precisa ser magra para se sentir sensual e exibir o seu corpo da forma que achar conveniente. Se você quer apostar na tendência, como fez Letticia Munniz, se joga!
5 – Volume, babados e texturas têm o mesmo efeito das listras
Lembra das listras horizontais, que, de acordo com a moda, faz as pessoas gordas parecem maior? Pois é, as peças volumosas, com babados, plumas e camadas, podem provocar o mesmo efeito. Mas e daí? Por que não brincar com as proporções e montar um look arrasador?
Se, para você, mais é mais, dá para investir em volume e textura em diferentes peças. Já se a proposta for mais minimalista, você pode optar por uma peça mais impactante e deixar o restante da sua produção mais básico, sem tanta informação. O que não pode é deixar as regras ultrapassadas de moda limitem as pessoas gordas e dominem o seu armário.
Foto de capa: Reprodução Instagram / @alexandrismos