Siga o Corpo Livre

Saúde

Thais Melchior alerta mulheres sobre complicações da endometriose: ‘Quase morri’

Publicado

on

Thais Melchior alerta mulheres sobre complicações da endometriose: 'Quase morri'

Thais Melchior fez um importante alerta às mulheres que têm diagnóstico de endometriose. Segundo a atriz, foram 11 anos passando por emergências em hospitais e diferentes exames até descobrir que o distúrbio era a causa das cólicas intensas. “Quase morri”, disse a artista falando sobre as complicações da afecção. “Me disseram que as cólicas fortes são normais, mas houve vezes em que eu não colocava os pés no chão tamanha a dor na região pélvica, que é característica da endometriose. Por isso, afirmo: não é frescura”, afirma.

Antes de tudo, é preciso explicar que a endometriose é um distúrbio frequentemente doloroso, no qual tecido semelhante ao que normalmente reveste o interior do útero – o endométrio – cresce fora do  órgão. De acordo com Thais Melchior, as dores melhoraram após uso de DIU hormonal, mas tudo voltou depois de um tempo. Em 2019 apareceu a solução, quando decidiu mudar de médico e, enfim, levantaram o diagnóstico correto. 

“É real e muitas mulheres passam a vida sofrendo com os sintomas da endometriose até chegarem ao diagnóstico e tratamento. Tive uma infecção generalizada por conta de uma infecção renal silenciosa (decorrente de mais uma infecção urinária), quase morri. Sabia que meu estado era muito grave, mas a minha mãe ficou comigo 24 horas por dia e me passava muita força”, recorda à “Quem”. 

Thais Melchior: sinais e sintomas comuns de endometriose 

O principal sintoma da endometriose, diagnóstico de Thais Melchior, é a dor pélvica, muitas vezes associada a períodos menstruais. Embora muitas mulheres sintam cólicas durante os períodos menstruais, aquelas com endometriose geralmente descrevem dores muito piores do que o normal. A dor também pode aumentar com o tempo. Veja mais sinais!

  • Períodos dolorosos (dismenorréia): a dor pélvica e as cólicas podem começar antes e se estender por vários dias até o período menstrual. Você também pode ter dor lombar e abdominal.
  • Dor com relação sexual: a dor durante ou após o sexo é comum na endometriose.
  • Dor ao evacuar ou urinar: é mais provável que você experimente esses sintomas durante o período menstrual.
  • Sangramento excessivo: você pode experimentar períodos menstruais intensos ocasionais ou sangramento entre os períodos (sangramento intermenstrual).
  • Infertilidade: às vezes, a endometriose é diagnosticada pela primeira vez naqueles que procuram tratamento para infertilidade. 

Outros sinais e sintomas da endometriose são fadiga, diarréia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.

Quando consultar um médico

Consulte o seu médico se tiver sinais e sintomas que possam indicar endometriose. A endometriose pode ser uma condição difícil de gerenciar. Um diagnóstico precoce, uma equipa médica multidisciplinar e uma compreensão do seu diagnóstico podem resultar numa melhor gestão dos seus sintomas.

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.