Bem-estar e autoestima
5 formas de aumentar sua autoestima AGORA
A baixa autoestima pode afetar quase todos os aspectos da vida, como relacionamentos, trabalho e até mesmo a própria saúde. No entanto, é possível transformar esse cenário e resgatar a confiança em si mesmo considerando algumas etapas que o Movimento Corpo Livre te conta agora!
Primeiramente, é preciso reconhecer quais situações afetam a sua autoestima. Gatilhos comuns podem incluir: uma crise no trabalho, mal-estar com seu parceiro ou outro tipo de contato próximo e até mesmo uma mudança repentina em sua vida. Em seguida, observe seus pensamentos e substitua os negativos ou falsos por algo mais positivo e preciso.
Reconhecer os pensamentos e crenças que afetam a baixa autoestima permite que você mude a maneira como pensa sobre eles. Isso o ajudará a aceitar seu valor como pessoa. À medida que sua autoestima aumenta, sua confiança e sensação de bem-estar provavelmente aumentarão.
A autoestima nas redes sociais: como não se atingir ao abrir o feed
A autoestima gira em torno de sua opinião sobre si mesmo e o que você realizou. Quando estamos cercados por mídias sociais e inundados com conteúdos de estilo de vida, nossa opinião sobre nós mesmos não pode deixar de ser relativa. A autoestima pode ser atingida toda vez que você abre seu feed de notícias.
Embora dizer coisas positivas para si mesmo ajude a combater os pensamentos negativos automáticos, verifique se essa voz interior está constantemente comparando, seja favorável ou não. Se você pensa que não é bom o suficiente, isso pode ser preocupante.
“A autoestima refere-se ao grau em que nós avaliamos positivamente. Representa o quanto gostamos ou nos valorizamos e geralmente é baseado em comparações com os outros”, explica a professora associada da Universidade do Texas no departamento de psicologia educacional de Austin, Kristin Neff.
5 etapas para aumentar sua autoestima
Pessoas com baixa autoestima são muito críticas consigo mesmas. Elas têm dificuldade em superar percalços e erros, podendo se isolarem porque preferem ficar quietos e colocar espaço entre eles e seus desafios. Porém, isso as mantém profundamente dentro de suas zonas de conforto, em vez de buscar novas oportunidades ou hobbies.
Além dessas sugestões, lembre-se que você merece cuidados especiais:
- Cuide-se. Siga boas orientações de saúde.
- Tente se exercitar pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana. Movimentar seu corpo te faz liberar hormônios incríveis para ter mais gás para enfrentar o dia a dia.
- Priorize uma alimentação consciente, intuitiva e, aí sim, saudável.
- Faça coisas que você gosta. Comece com uma lista de coisas que você gosta de fazer e tente pôr em prática todos os dias. Pode ser pisar na grama, dançar 5 minutos, tomar aqueeeele banho delícia.
- Passe tempo com pessoas que te fazem feliz. Priorize uma rede de apoio que te incentive no seu processo.
Enquanto estiver aprendendo a melhorar sua autoestima, você experimentará contratempos. Você terá dias em que sua baixa autoestima parece avassaladora. Por isso, seja paciente consigo mesma. O progresso não acontece da noite para o dia e nem sempre é linear. Comemore as pequenas vitórias. Um dia de cada vez a gente consegue!