Siga o Corpo Livre

Bem-estar e autoestima

Sia revela autismo aos 47 anos. Entenda o diagnóstico tardio!

Publicado

on

Sia revela autismo aos 47 anos. Entenda o diagnóstico tardio!

Dois anos depois de ser criticada e pedir desculpas por convidar Maddie Ziegler, que não tem autismo, para participar do filme “Music”, Sia revelou o seu diagnóstico. De acordo com relato da cantora em entrevista no “Rob Has a Podcast”, ela recebeu recentemente a análise tardia de autismo. “Por 45 anos, eu pensei… ‘Tenho que colocar meu traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente, totalmente eu mesma”, disse.

Autismo: por que o diagnóstico de Sia foi tardio?

O sentimento que ela descreveu como tendo que desempenhar o papel de humano se alinha com a prática do mascaramento autista. Por isso, também conhecido como camuflagem, o mascaramento se define como o ato de suprimir consciente ou inconscientemente comportamentos autistas para se misturar com indivíduos neurotípicos.

Embora possa ser detectado no início da infância, a natureza do espectro do autismo também deixa espaço para diagnósticos tardios. “Estou no espectro e estou em recuperação, e tal – há muitas coisas”, declarou ela no bate-papo. A cantora disse ainda que o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) que a condição pode ser “detectada aos 18 meses de vida ou menos”.

Cantora passou a se amar após descobrir condição

Sia contou também como conseguiu passar a se amar. “Ninguém jamais poderá conhecê-lo e amá-lo quando você estiver cheio de segredos e … vivendo com vergonha. E quando finalmente nos sentamos em uma sala cheia de estranhos e contamos a eles nossos segredos mais profundos, sombrios e vergonhosos, e todo mundo ri junto com a gente, não nos sentimos como pedaços de lixo pela primeira vez em nossas vidas. Nos sentimos vistos pela primeira vez por quem realmente somos. Então, podemos começar a sair para o mundo apenas operando como humanos e seres humanos com corações e não fingindo ser nada”.

Sia passou a se amar mais após descobrir diagnóstico de autismo, aos 47 anos / Reprodução: Internet

Relembre a polêmica envolvendo Sia e autismo

Grande parte da reação negativa que Sia recebeu por “Music” se concentrou na escalação de uma atriz para o papel de uma mulher autista não-verbal. Em uma cena, o personagem de Ziegler se mantém em uma contenção controversa enquanto experimenta superestimulação sensorial. Em 2021, depois que o filme foi indicado a dois Globos de Ouro, Sia se desculpou no Twitter antes de excluir sua conta completamente.

“Planejo remover as cenas de contenção de todas as impressões futuras. Eu ouvi as pessoas erradas e isso é minha responsabilidade. Minha pesquisa claramente não foi completa o suficiente, não foi ampla o suficiente ”, afirmou ela na época. Depois, pediu que as pessoas “assistissem ao filme antes de julgá-la”.

Por fim, Sia se desculpou com a comunidade do autismo e acrescentou um “aviso” ao início do drama musical de 2021. “Existem terapeutas ocupacionais autistas, especializados em processamento sensorial, que podem ser consultados para explicar maneiras seguras de fornecer feedback proprioceptivo e de pressão profunda para ajudar na segurança do colapso”, disse.

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.