Viver
Emagrecer rápido e saudável é possível? O que dizem os especialistas
Será que é mesmo possível emagrecer de forma rápida e saudável? Especialistas contam que esse processo não é fácil e dão dicas!
Emagrecer rápido e saudável é ainda um dilema. Também é uma questão preocupante. Isso porque muita gente só busca a primeira opção. Assim, dietas rígidas e exercícios sem orientação são algumas das “soluções” que as pessoas encontram para perder peso a qualquer custo e terem o “corpo perfeito”.
No entanto, emagrecer rápido e saudável é possível? Pode acontecer, mas antes é preciso saber o que dizem os especialistas. Além disso, nem sempre o emagrecimento é o primeiro passo para conquistar uma rotina com mais saúde. Confira!
Apenas profissionais podem sugerir o emagrecimento
No canal Alexandrismos, no Youtube, a nutricionista Marcela Kotait falou um pouco sobre esse dilema entre emagrecer rápido e saudável. Em vídeo, ela explica que, primeiramente, os profissionais são os únicos que podem sugerir o emagrecimento. São eles que devem avaliar as características mais globais do indivíduo, bem como a história, genética e biotipo.
“Pessoas com peso maior podem ser tão saudáveis quanto pessoas com peso menor. O importante é se você pratica atividade de maneira regular e por prazer”, pode parecer polêmico, né? Mas olha só! E a profissional continua. “O importante é se a pessoa come respeitando sinais do seu corpo e preza por alimentos menos processados. Se possui boa relação com seu corpo, não é necessário emagrecer como uma primeira escolha”, diz.
O emagrecimento é muito valorizado
Ainda de acordo com a profissional, o emagrecimento está socialmente muito valorizado. Mas nem sempre emagrecer rápido ou saudável é o que vai trazer felicidade. “É importante que não fique preocupada achando que vai ficar mais feliz, saudável e bonita quando emagrecer. As consequências de um emagrecimento feito com pouca orientação e de maneira auto induzida é muito perigoso”.
Kotait também alerta que emagrecer não é algo tão fácil. Por isso, mais importante do que emagrecer rápido, é que o processo seja saudável. “Não caia em ciladas de rede social ou desafio de Whatsapp para perder peso. Procure sempre um profissional razoável, coerente e que entenda você não só pela perspectiva do seu peso. Porque talvez você não precise emagrecer”, aconselha.
Emagrecer rápido demais também pode causar o efeito sanfona
O médico Caio Gaiane, cardiologista do Itu Garden SPA, também faz observações sobre emagrecer rápido e saudável. De acordo com o trabalho desenvolvido pelo profissional, ele tem notado que “emagrecer rápido demais não é bom para a saúde”. Isso porque pode provocar o efeito sanfona. Sabe aquele “engorda, emagrece, engorda, emagrece”? Ele mesmo.
“Durante esses anos que desenvolvo trabalho focado na saúde no corpo, tenho observado que isso acaba fazendo com que a pessoa recupere tão rapidamente o peso eliminado. O que acaba provocando o conhecido efeito sanfona”, disse.
Para ele, para emagrecer rápido e saudável de um jeito possível, é preciso que as pessoas invistam em uma reeducação alimentar ao invés de dietas rigorosas. Além disso, comer fracionado, inovar no cardápio e beber muita água também são essenciais.
Nutricionista mostra como emagrecer de forma saudável
A nutricionista Fernanda Bragança, do espaço Zanama, na Barra da Tijuca, aponta a possibilidade de emagrecer mais rápido e de forma saudável. Para ela, o principal jeito é comer comida de verdade.
“É o alimento em sua forma natural, como foi obtido pela natureza. São as frutas, verduras, grãos, raízes, tubérculos, legumes, castanhas, carnes, ovos e leite”, diz. “Alguns não sofrem alteração após deixarem a natureza e outros são minimamente processados, passando por poucas alterações até o seu consumo”.
Emagrecer rápido e saudável? Exercício físico diário é importante
Fernanda também explica que alimentos de origem vegetal, além de serem boas fontes de fibras e nutrientes, também possuem pouca caloria por grama. O consumo pode, então, ajudar as pessoas a emagrecer mais rápido e de uma forma saudável, mas isso também depende de cada indivíduo.
“Estes alimentos irão auxiliar no processo de emagrecimento, pois possuem valor calórico baixo. Também aumentam a a saciedade, seja pelo maior volume que podem ser consumidos ou pela quantidade de fibras presentes”, aponta a nutricionista.
Mas, para emagrecer rápido e saudável, é preciso alinhar junto à alimentação a prática de exercício físico diário. “No mínimo de 30 minutos ao dia, combinando capacidades físicas distintas, consumo adequado de água e um sono favorável. Todos estes fatores andam em conjunto para um emagrecimento saudável e sustentável”.
Você precisa emagrecer rápido?
Diante de tudo isso, será que você precisa realmente emagrecer rápido? Considere seus objetivos e entenda que qualquer mudança corporal necessita de acompanhamento de um profissional que te auxilie. Não caia em dietas restritivas ou exercícios extenuantes. Por isso, lembre-se: saúde em primeiro lugar, sempre!
Foto de capa: Pexels