Connect with us

Mundo

Alexandra Gurgel na Bienal: bate-papo sobre livros, #CorpoLivre e mais!

Alexandra Gurgel, fundadora do Movimento Corpo e autora dos livros “Pare de se Odiar” e “Comece a se Amar”, falou sobre lançamentos, amor-próprio e mais em bate-papo exclusivo na Bienal do Livro. Veja os destaques!

Published

on

Alexandra Gurgel na Bienal

Em dezembro, rolou a vigésima edição da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, considerado o maior evento literário do país. Na programação, diversas atrações aconteceram, entre elas, atividades culturais, bate-papo com autores e personalidades, além da exposição de milhares de livros. Este ano, quem também marcou presença foi a Alexandra Gurgel, que contou tudo sobre seu novo livro “Comece a se Amar” e mais! Confira os destaques!

Alexandra Gurgel conta que começar a se amar não é um processo automático

Antes de lançar o livro “Comece a se Amar”, Alexandra Gurgel já havia lançado, em 2018, o “Pare de se Odiar: Porque Amar o Próprio Corpo é um Ato Revolucionário”. A publicação se tornou um best-seller, mas a jornalista sabia que o caminho não parava por aí. Por isso, três anos depois, decidiu dar mais um passo, para guiar mais pessoas na jornada do amor-próprio.

“O ‘Comece a se amar’ veio com essa ousadia de querer fazer sair do livro mais feliz com mais vontade de querer fazer um processo diferente. A gente é tão ensinada a não ser diferente, a se odiar, então por que não tentar de outra forma?”, contou Alexandra, em um bate-papo no estande do Submarino, na Bienal.

No entanto, a escritora reconhece que essa trajetória não é nada fácil. “Muitos perguntam ‘Xanda, por que é que eu não consigo gostar de mim? Já tentei de tudo’ e a ideia é tirar essa culpa da pessoa e fazer ela entender que a sociedade não permite que a gente de fato viva essa liberdade. Não é do dia para a noite, mesmo que você queira”.

Além disso, Alexandra reforçou que as redes sociais são obstáculos que dificultam a autoaceitação. “Eu vivo do Instagram, mas ela é a rede social que mais causa insatisfação nas pessoas, isso é uma realidade”.

Alexandra Gurgel alerta sobre a banalização da cirurgia plástica

Durante a entrevista, Alexandra também fez um alerta sobre a banalização da cirurgia plástica, apresentando dados que também estão presentes em seu livro, “Comece a se Amar”. “A questão não é que você não possa fazer nada, mas será que não estamos banalizando demais a mudança do corpo?”, questionou.

Outro ponto citado pela escritora é que, com a pandemia e o isolamento social, muitas pessoas passaram a desejar o corpo e o rosto visto pelas telas. Assim, cresceu ainda mais a procura por cirurgia plástica – o Brasil lidera entre os países que mais fazem intervenções no corpo – e procedimentos estéticos. “Antes as pessoas levavam as fotos das celebridades e agora levam a própria cara com filtro”.

“A ideia do Movimento Corpo Livre é mostrar um novo olhar sobre o corpo”

Fundadora do Movimento Corpo Livre, Alexandra Gurgel também falou um pouco sobre esse projeto e da importância em trazer um novo olhar sobre diferentes tipos de corpos. “Muita gente associa saúde a um determinado tipo de corpo, tem que ser magro. E aí não importa se a pessoa faz dieta, toma mil remédios, toma laxante, se coloca a saúde em risco. Por isso, o que a gente quer com Movimento Corpo Livre é justamente falar sobre liberdade com responsabilidade. É pensar a saúde como um todo, não só a física associada a uma estética”.

A autora também reforçou que a proposta é também trazer um estilo de vida mais sustentável, já que a cultura da dieta lida com padrões de beleza inalcançáveis. “Quando a gente fala de alimentação, a gente fala de alimentação intuitiva, de se conectar com o próprio corpo – não perder tantos quilos em tantos dias. Depois você ganha tudo de novo. Quando a gente fala de exercícios físicos, é para praticar por amor ao corpo, e não por ódio. É uma outra relação”.

Livro novo? Alexandra falou de projetos futuros e revela o que vem por aí

A jornalista e criadora do canal Alexandrismos revelou para o público presente que a inspiração para escrever o “Comece a se Amar” foram as pessoas que fizeram resenhas sobre o seu primeiro livro. “Eu li tudo e muitas pessoas falaram ‘Ah, eu quero um livro para começar a me amar’. Mas eu pensei: ‘Como que eu vou escrever isso, é muito ousado!”, contou. “É um sonho que tô realizando”.

Alexandra Gurgel também adiantou que vem livro novo por aí e deu spoiler sobre projetos futuros. “Estou traduzindo o livro infantil ‘Her Body Can’, que é best seller mundial. Participei também do livro ‘Os 50 LGBTs Mais Influentes do Brasil’. Vem muito mais por aí. Tô feliz de começar essa carreira literária e não sei para onde ela vai, mas estou feliz”.

Foto de capa: Reprodução Instagram / @submarino

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.