Viver
Ana Clara relembra diagnóstico e internação por síndrome do pânico
Ana Clara relembrou diagnostico de síndrome do pânico. Em entrevista ao jornal O Globo, a apresentadora do “BBB” relatou internação por conta da doença em 2022. Além disso, tratou alguns sintomas que a incomodavam.
“Passei um período no hospital no dia que tive os sintomas. Tive diagnóstico de uma ansiedade muito grande. Comecei a fazer tratamento para essa questão do pânico. Estou bem melhor agora. Acho que isso aconteceu porque foi tudo ao mesmo tempo para eu administrar. E de uma vez só. Estou me cuidando. Tenho psicóloga, médicos e amigos que estão comigo para amparar”, completou Ana Clara, que já dividiu palco com Rafa Kalimann.
Síndrome do pânico: o que é e sintomas do transtorno de Ana Clara
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o transtorno do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por ataques de pânico intensos, recorrentes, inesperados ou até mesmo precedidos por algum tipo de evento ou situação desencadeante. Os sintomas mais comuns são sentimentos de terror, respiração rápida e batimentos cardíacos acelerados.Outros sinais que se apresentam em uma pessoa são:
- Dor no peito
- Tontura
- Dormência nas mãos e pés
- Coração batendo
- Respiração rápida
- Suor
- Tremedeira
- Fraqueza
Cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil foram atingidas com a síndrome do pânico
A síndrome do pânico pode levar a sérias interrupções no funcionamento diário e dificultar o enfrentamento de situações cotidianas normais. De acordo com o site da Pfizer, o transtorno já atinge cerca de seis milhões de pessoas só no Brasil. Embora as causas exatas não sejam claramente compreendidas, muitos especialistas em saúde mental acreditam que uma combinação de fatores ambientais, biológicos e psicológicos desempenham um papel:
A síndrome do pânico, como outros transtornos de ansiedade, geralmente é tratado com psicoterapia, medicamentos (antidepressivos ou ansiolíticos) ou uma combinação de ambos. Além disso, existem alguns hábitos de vida que ajudam as pessoas a lidar melhor com os sintomas, como adotar técnicas de relaxamento, exercícios físicos, priorizar o sono e cuidar da sua alimentação, pois existem certos alimentos e substâncias que podem aumentar a ansiedade. Por exemplo, álcool, cafeína e até mesmo açúcar refinado.
Para muitas pessoas, o estigma associado à síndrome do pânico pode impedi-las de buscar apoio e tratamento. No entanto, obter um diagnóstico, tratamento adequado e ter um sólido sistema de apoio de amigos e familiares pode ajudá-lo a controlar seus sintomas e a se sentir melhor, assim como aconteceu com a apresentadora Ana Clara.