Brasil
Claudia Raia se retrata após fala capacitista na TV: ‘Palavra indevida’

Claudia Raia se desculpou depois de uma fala capacitista em recente participação no programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga. Enquanto falava sobre o desenvolvimento de seu filho Lucca, de cinco meses, a atriz se referiu a ela e o marido, Jarbas Homem de Mello, como um “bando de retardados”.
Conforme o Movimento Corpo Livre já explicou, o capacitismo é qualquer tipo de atitude que discrimina ou denota preconceito social contra pessoas com deficiência (PCDs). Por exemplo, através de termos e expressões pejorativas que as classifiquem como inferiores a outras pessoas. “Ele reconhece, sabe quem é quem, aprendeu a brincar de se esconder. […] A gente parece um ‘bando de retardados’”, disse Claudia Raia na ocasião.
Claudia Raia se desculpa por fala capacitista: ‘Aprendendo todo dia’
Assim, após a má repercussão nas redes sociais, Claudia Raia apareceu pelos Stories do Instagram se retratando e dizendo que aprende todos os dias.
“Estou aqui para pedir desculpas por uma palavra indevida que eu usei hoje no ‘Mais Você’. A gente está aprendendo todo dia, né? A falar, a usar as palavras devidamente, então está aqui meu pedido de desculpas. Porque a gente aprende todo dia e é bom estar sempre alerta e com vocês mostrando para a gente o que é certo e o que é errado”, declarou ela nas redes.
🇧🇷A atriz Claudia Raia usou o termo “retardados” durante participação no programa Mais Você, da Globo.
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolítica Atualidades (@danuzioneto) July 6, 2023
Para não ser cancelada, ela gravou esse vídeo pra se desculpar e usar aquela velha frase: "A gente tá sempre aprendendo, né?" pic.twitter.com/svhpTB74t5
Combata o capacitismo com a informação!
Mas você já parou para perceber os termos capacitistas que podem fazer parte do seu vocabulário? É muito importante reconhecer os erros e se reeducar. Quando isso acontece com uma pessoa famosa, pode ajudar outros a entenderem a problemática. Por isso, converse com as pessoas ao seu redor, pesquise e se informe. A informação é a melhor forma de combater a ignorância!