Brasil
Fred Desimpedidos, do BBB23, abre debate sobre homens bissexuais
Fred Desimpedidos deu uma declaração que repercutiu bastante entre o público do “Big Brother Brasil“. Recentemente, os participantes receberam o NX Zero em uma festa e o influenciador disse que Di Ferrero, vocalista da banda, aguçou um lado bissexual seu que há tempos estava “adormecido”. “Ele passava muito perto, olhava muito no meu olho e eu estava confundindo as paradas. Eu não estava levando pra um lado de brother”, comentou o jornalista.
Pautas de gênero e sexualidade são pouco abordadas no meio do futebol
Vale ressaltar que Fred, cujo nome verdadeiro é Bruno, é um dos apresentadores do “Desimpedidos”, um canal no Youtube que cria conteúdo sobre futebol e que também entrevista personagens relevantes da área esportiva, como a jogadora da seleção brasileira Marta e até mesmo Cristiano Ronaldo.
De fato, pautas de gênero e sexualidade são pouco – ou quase nada – abordadas no meio do futebol por ser predominantemente masculino e heteronormativo. E, por conta disso, levanta-se uma questão: se a bissexualidade no meio LGBTQIAPN+ ainda é invalidada o tempo todo, imagina só no meio hétero?
Antes da fala de Fred Desimpedidos, Gabriel assumiu bissexualidade no “BBB”
Em meio a tantos acontecimentos no “BBB23”, Gabriel Santana falou sobre a sua bissexualidade. Em uma Festa do Líder, Paula relacionou o fato dele ter atingido um número baixo na máquina de soco de boxe por ser gay. Posteriormente, ele se sentiu muito desconfortável com a “brincadeira” e expôs o preconceito que as pessoas ainda têm com homens bissexuais.
Por conta disso, Gabriel deixou claro os limites que queria ter com Paula. Ou seja, como homem bissexual, ele sente tesão nela e outras mulheres da casa. “Até entrar no programa eu não era assumido bissexual. Eu assumi aqui dentro e a bissexualidade masculina é muito invisibilizada. No trato com pessoas que não são da comunidade, eu sinto que, para os homens, eu sou sempre a ‘bichinha’”, desabafou.
Em seguida, o amigo de Fred Desimpedidos ainda explicou para Paula que o tratamento com ele, infelizmente, é diferente. Só para exemplificar, ele disse: “Homens héteros vão me tratar como o amigo gay, e as mulheres vão me tratar como a amiga gay. Então, as mulheres sempre vão ter intimidade comigo. E eu não quero ter essa intimidade contigo, porque eu tenho tesão em você”.
Fred Desimpedidos pode ajudar a mudar a opressão contra LGBTs em seu meio?
Por fim, é importante ressaltar essa fala de Fred, que sempre viveu e trabalhou em um meio extremamente opressor para pessoas LGBTs, agora pode usar o seu espaço para, talvez, mudar as coisas. A invisibilidade e tentativa de desvalidação da bissexualidade não faz com ela deixe de existir. Por isso, é necessário que, cada vez mais, tenhamos vozes falando sobre esse assunto. Bora respeitar!