Brasil
Gil do Vigor repreende influencer por falas sobre ‘cura gay’: ‘Não existe’

Gil do Vigor fez um desabafo repudiando as falas de um influenciador que se declarou ex-gay e afirmou que o processo de “cura” havia acontecido na igreja. Recentemente, o criador de conteúdo João Pedro, que foi ícone de vários memes entre a comunidade LGBTQIA+, ressurgiu na internet em um vídeo conduzindo um culto evangélico. Após isso, o jovem disse que tinha deixado “de ser gay” e se tornado pastor. No Instagram, Gil do Vigor rebateu e alertou sobre os riscos de propagar esses tipos de afirmações.
Antes de tudo, Gil do Vigor explicou que decidiu se manifestar porque se sentiu afetado com a declaração do influenciador. “É uma área que me toca. Primeiramente, você querer ir à igreja, aceitar Jesus… vocês sabem que eu tenho uma história, sou membro da igreja, fui missionário, fiz muitas coisas. Só que ele fala que ele é ex-gay, que não sente mais atração por pessoas do mesmo sexo e que ser membro da comunidade é uma escolha. Sendo que não é”, começou.
Gil do Vigor relembra passado religioso e jejum de 24h
Em seguida, o ex-BBB, um dos mais marcantes da 21ª edição, relembrou seu passado dentro da religião evangélica. Gil do Vigor contou que pediu na época para Deus que mudasse a sua orientação sexual, ficando de jejum durante uma semana.
“Você não escolhe o que você sente, certo? Os seus desejos, seus impulsos, são algo que faz parte do seu ser, da sua constituição, do seu corpo, da sua biologia. Eu, por exemplo, já fui missionário da igreja, já preguei, já orei, já implorei a Deus, já fiz jejum. Gente, eu já cheguei a ficar fazendo jejum durante uma semana, pedindo pra Deus me libertar porque eu não queria sentir o que eu sentia”, disse.
Ex-BBB reforça riscos de discursos sobre “cura gay”
Além disso, Gil do Vigor comentou que tem amigos que dizem ser “ex-gays”. Por conta disso, o nordestino acabou sofrendo um abalo em sua saúde mental na época.
“E eu ficava me perguntando: ‘Por que meus amigos conseguem se libertar, não ter mais os desejos ou sentir mais atração por pessoas do mesmo sexo e eu não consigo?’. Isso me gerava frustração, sentimentos deprimidos. Eu peguei um avião uma vez e queria que o avião caísse, minha gente. Só que, depois, estavam meus amigos lá, pegando os machos, agarrando os machos e tudo bem. Por quê? Porque não existe ex, os seus sentimentos, quem você é é quem você é”, frisou.
Ele ainda relembrou os perigos de discursos como o da “cura gay” é nociva para quem não se aceitou completamente. “A gente não pode passar uma mensagem para tantos jovens e adultos gays que têm receio, vergonha de ser quem são e que olham pra uma pessoa dessa e fala assim: ‘Caramba, eu não sinto mais’. Essas pessoas vão acreditar, vão buscar meios, elas não vão conseguir e isso vai gerar uma frustração. E a gente vai estar afetando a vida de tantas pessoas”, disse.
“Cura gay” não existe, reforça Gil do Vigor
Por fim, Gil do Vigor completou seu desabafo reforçando que a “cura gay” não existe. Além disso, o ex-BBB incentivou seus milhares de seguidores a autoaceitação.
“Você é quem você é, você precisa aceitar isso. Não tem problema disso. Deus não vai te amar nem menos nem mais. Isso, de fato, é uma escolha sua. Mas quem você é, a vida que você tem e os sentimentos que você tem, são seus. Não existe uma chavezinha: hoje eu sinto atração, amanhã não sinto atração. Isso não existe, isso não é real, isso também não é brincadeira. A gente não pode sair brincando, ainda mais no país em que a gente vive, ainda mais com o convívio que a gente tem e quão sério é isso. Eu precisava desabafar, precisava falar isso porque a gente não pode ficar calado”, finalizou.