Mundo
Mattel lança 1ª boneca Barbie representando uma pessoa com síndrome de Down

A Mattel colaborou com a National Down Syndrome Society para criar a Barbie. De acordo com a empresa, seu intuito é “garantir que ela represente com precisão uma pessoa com síndrome de Down”. Além disso, as características de design da nova boneca foram feitas sob orientação da NDSS. Após retratar algumas características físicas de uma pessoa com a condição, as roupas e acessórios também carregam um significado especial.

Por exemplo, o azul e o amarelo do vestido da boneca, acompanhados de borboletas, representam símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down. Em seguida, as três divisões no colar da Barbie representam como as pessoas com esta alteração genética têm três cópias de seu 21º cromossomo. Além disso, ela usa órteses de tornozelo e pé, que algumas crianças também usam.
De 700 nascimentos, 1 pessoa nasce com síndrome de Down no Brasil
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos de pessoas com Síndrome de Down. Ou seja, em torno de 270 mil crianças. No mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.
“Isso significa muito para nossa comunidade, que pela primeira vez pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles”, disse o presidente e CEO da NDSS, Kandi Pickard. “Esta Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação”.
Barbie com síndrome de Down visa aumentar diversidade e inclusão
A nova Barbie que representa uma pessoa com síndrome de Down faz parte da linha Fashionistas 2023 da Mattel, que visa aumentar a diversidade e a inclusão. Bonecos anteriores que foram introduzidos na mesma coleção incluem um boneco Ken com uma perna protética, uma Barbie com aparelhos auditivos e bonecos com vitiligo, doença caracterizada pela perda da coloração da pele.
“Estamos orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com síndrome de Down para refletir melhor o mundo ao nosso redor e promover nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e Bonecas da Mattel, em comunicado.