Bem-estar e autoestima
Nanda Costa diz que maternidade mudou forma de enxergar seu corpo
Nanda Costa passou a ver seu corpo com outros olhos depois da maternidade. Há um ano, a atriz se tornou mãe das gêmeas, Tiê e Kim, do casamento com a percussionista Lan Lanh. Em desabafo feito em seu perfil do Instagram, a artista confessou que era influenciada pelo padrão estético e que tentava a todo custo ficar magra, mas, mesmo assim, nunca estava satisfeita com a sua aparência.
Agora, passando por um processo de autoaceitação, ela afirma que passou a ver a atividade física como uma forma de manter a saúde para curtir a família.
Nanda Costa se pressionava para ter a “barriga perfeita”: “Nunca achava suficiente”
Primeiramente, Nanda Costa admitiu que a sua maior preocupação no passado, antes de ser mãe, era ficar magra. De acordo com a atriz, o esforço poderia ter qualquer custo, já que ela queria ter, segundo ela, a “barriga perfeita”. “Passei quase a minha vida inteira à procura da barriga perfeita! Treinava para ficar magra e não saudável. Mesmo magra, muitas vezes, nunca achava o suficiente”, disse.
Sem romantizar a maternidade, Nanda Costa disse que foi justamente durante esse período que passou a priorizar outras coisas com os exercícios físicos além de sua aparência.
“Nunca pensei que passaria a gostar mais do meu corpo depois de carregar duas filhas ao mesmo tempo na barriga. Mudou? Mudou. O peito caiu? Caiu. A barriga tá mais flácida? Muito mais. Mas eu tô muito feliz com ele! Hoje treino (quando dá, é claro) para ter mais saúde, para seguir firme no meu trabalho e ter mais saúde para curtir minha família!”, acrescentou.
Como olhar seu corpo com amor após a maternidade?
Após o parto, muitas mães exaustas se sentem surpreendidas por mudanças físicas. Por exemplo, queda de cabelo, inchaço, pele flácida, vasinhos, cicatrizes, estrias e muito mais.
Neste caso, em uma cultura que vê a magreza como o belo, essas marcas físicas acabam abalando a autoestima da mulher. Portanto, se você precisa resgatar sua autoconfiança e amor-próprio, veja estas dicas importantes!
Concentre-se em como você se sente
Antes de tudo, pare de tentar obter um corpo perfeito, pois ele não existe. Primeiramente, concentre-se em ser saudável e fazer boas escolhas para continuar com o sentimento positivo sobre si mesma.
Faça exercícios
Além disso, se exercite para reduzir o risco de doenças, combater a ansiedade e melhorar a saúde. Lembrando que a atividade deve sempre ser prazerosa e nunca um sentimento de obrigação para não se frustrar.
Não compare seu corpo
Não desperdice seu tempo e emoções comparando o seu corpo com o de outras mulheres. Essa atitude, além de ser prejudicial por se cobrar para ser quem não é, pode aumentar o nível de competitividade e exigência consigo mesma, gerando um tipo de distúrbio psicológico como a ansiedade e a depressão.
Por fim, é preciso destacar que cada um tem seu corpo e o tempo não funciona da mesma forma para todo mundo. Por isso, se conheça, se valorize e adote uma conduta leve, sem cobranças.