Bem-estar e autoestima
Valentina Bandeira relembra diagnóstico tardio de depressão: ‘Muito preconceito’
Valentina Bandeira contou em entrevista ao “Poddelas” um pouco sobre como foi seu processo até o diagnóstico de depressão. A atriz e futura apresentadora do “Beija Sapo” também mencionou o preconceito que existia sobre o tratamento do transtorno e como a análise foi importante pra que ela entendesse a necessidade de se cuidar.
“Convivi com uma melancolia por muitos anos sem saber o que era e sem admitir o que estava acontecendo, por muito preconceito clássico que muita gente tem”, contou.
Valentina Bandeira reforça importância de procurar ajuda ao suspeitar de depressão
Segundo Valentina Bandeira, não se trata apenas de tratamento através dos medicamentos, mas é importante reforçar a importância de procurar ajuda de profissionais capacitados.
“Importante ter ajuda, alguém que te acompanhe nesse processo. Demorei pra me tratar efetivamente, mesmo sempre acompanhada da análise. Então, ela não me deixou escapar, mas fiquei resistindo ir ao médico e psiquiatra. E quando rolou pensei: ‘caramba, fiquei segurando uma onda’ e não precisava tanto”, admitiu.
Como ajudar alguém com depressão?
Pessoas com sintomas de depressão podem ter suporte por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188, e-mail ou chat online. O atendimento, no entanto, não substitui o acompanhamento de um profissional da saúde.
Acabar com esse estigma de que cuidar da saúde mental é coisa de “maluco” é uma necessidade não só no Brasil mas também no mundo!