Connect with us

Bem-estar e autoestima

Vida online e saúde mental: por que famosos estão se afastando das redes sociais?

Published

on

A vida online e saúde mental: por que alguns famosos se afastaram das redes sociais?

A vida online tem deixado muitos internautas com a sensação de estarem saturados e, além disso, com a saúde mental um tanto comprometida. Essa é uma questão que vem incomodando muitos famosos, como é o caso de Bianca Andrade, por exemplo. E você, já se sentiu assim também? O Movimento Corpo Livre explica por que esse afastamento tem acontecido com mais frequência por parte dos artistas! 

Há pouco tempo, Bianca Andrade tomou a decisão de tirar um mês fora da internet, para cuidar da própria saúde. Claro, não deve ser uma escolha fácil, mas muitas vezes esse momento de plena conexão com o mundo real pode ser necessário. “Para que eu não trabalhe realmente, para que eu realmente descanse, eu tomei uma decisão: vou tirar todas as redes sociais do meu celular. Meu grande desafio é justamente não me sentir refém deles e me permitir descansar de verdade”, explicou a empresária do ramo da beleza.

Psicóloga explica como a vida online pode afetar a saúde mental

No entanto, a decisão de Bianca Andrade de se afastar da vida online e priorizar sua saúde mental reviveu o debate sobre os danos que as redes podem causar no bem-estar e como temos vivido mais no mundo virtual do que no real. A psicóloga Jaqueline Reis alertou que “esses danos psíquicos geram ansiedade, tristeza, baixa autoestima, distorção de autoimagem, angústia e depressão”.

Em outro momento, a cantora Lorde também anunciou que também iria se afastar da vida online por estar com a saúde mental afetada. Mas as redes sociais são o problema? Na verdade, não. Jaqueline Reis ressaltou que “temos que perceber se estamos usando a internet como rota de fuga e válvula de escape. Se a resposta for sim, é uma ideia fazer um detox”.

Como fazer um detox da internet?

Na era das mídias sociais, não é incomum que uma pessoa passe mais de cinco horas por dia no telefone. A tecnologia tornou-se uma parte central de nossas vidas e, embora sem dúvida tenha trazido muitos benefícios, às vezes também pode ter um custo. Desse modo, se você não consegue se lembrar da última vez que ficou offline, talvez precise de uma desintoxicação digital.

  1. Dê um tempo do telefone: um estudo alarmante descobriu que mais de 70% das pessoas relataram usar seus aparelhos todas as noites antes de dormir, o que foi correlacionado com má qualidade do sono e disfunção do humor. O descanso adequado é essencial para manter a saúde geral  e dormir mal pode até ter efeitos adversos.
  2. Sem dispositivos antes de dormir: Se você lê algo em um iPad ou um Kindle na cama, considere guardá-lo em uma gaveta ou colocá-lo em outro cômodo antes de dormir. Optar por não usar o telefone no quarto pode ajudar a proteger a qualidade do sono, associada a taxas reduzidas de depressão.
  3. Limite seu tempo: muitos smartphones têm a opção de permitir que você limite a quantidade de tempo que pode gastar em aplicativos selecionados. Se você hesita em se desconectar totalmente de certas plataformas, limitar o tempo que você se permite usar esses aplicativos pode ser uma ótima maneira de começar.
  4. Exclua temporariamente aplicativos de redes sociais: Não se preocupe, não estamos dizendo para você ficar offline para sempre. Mas se limitar seu tempo em sites de mídia social não for suficiente para ajudá-lo a se desconectar, tente excluir seus aplicativos por uma semana. Alguns estudos sugerem que a mídia social leva a um aumento de problemas comportamentais e psicológicos. Se você luta para se sentir dependente dessas plataformas, reservar algum tempo para se remover completamente pode ajudá-lo a quebrar o ciclo.
  5. Troque seu telefone por um livro: desligue o celular e tente ler um livro, jornal ou revista. Com tantos aplicativos disponíveis para distraí-lo, às vezes pode ser difícil se concentrar na leitura sem sentir vontade de mudar para as redes sociais. Outra opção é fazer atividades físicas.

Acompanhe o Movimento Corpo Livre nas redes sociais!

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.