Corpo
BBB23 faz história! Pela primeira vez, TOP 10 tem maioria de pessoas pretas
Sem dúvidas, o “BBB23” vai ficar para a história! Após a eliminação de Gabriel Santana, o programa consagrou seu TOP 10 e ele é majoritariamente composto por pessoas pretas. Entre elas, Aline Wirley, Cezar Black, Domitila, Marvvila, Ricardo Alface, Sarah Aline e Fred Nicácio. No país onde o racismo ainda é realidade e um reality show em que, por anos, os negros foram a “cota”, a representatividade é motivo de alegria para os telespectadores desse jogo.
“BBB23”: pessoas pretas no TOP 10 é importante para o Brasil
Mas por que esse marco de 7 pessoas pretas no “BBB23” é tão importante? Primeiramente, quanto mais você mostra as experiências de pessoas de cor, mais normalizados eles se tornam. Segundo, é também sobre ser capaz de se ver na tela. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,1% dos brasileiros são negros. Desse modo, a maioria dos espectadores ficam felizes em assistir histórias que refletem imediatamente suas vidas.
Em outras palavras, o TOP 10 com pessoas pretas no “BBB23” pode ser uma esperança de que o cenário está melhorando. Mas, mesmo assim, é preciso permanecermos vigilantes.
Agora, com o influxo de redes a cabo e plataformas digitais como a Netflix, há mais oportunidades para as pessoas se envolverem com histórias diferentes e mais complexas sobre a experiência negra e para os negros encontrarem um reflexo de si mesmos e de suas comunidades na TV.
Halle Bailey comemora 1ª Ariel negra em “A Pequena Sereia”
Com o passar do tempo, começamos a ver mais negros e começamos a vê-los passar de personagens periféricos ou secundários para o foco principal, como é o caso de Halle Bailey. A cantora e atriz está prestes a dar vida à princesa Ariel no primeiro live-action do filme “A Pequena Sereia” nos cinemas.
Recentemente, Halle Bailey comentou em entrevista: “Ver a reação do mundo a isso foi definitivamente um choque, mas ver todas as reações dos bebês, todas as meninas negras, realmente me fez renascer emocionalmente. Sinceramente, tem sido um passeio tão louco, e eu realmente me sinto chocada, honrada e grata por estar nesta posição. Muitas vezes, eu tenho que me beliscar e pensar, isso é vida real?”.