Brasil
Isis valverde explica educação do filho através da igualdade de gênero

Como estabelecer uma sociedade menos machista na educação do filho? Isis Valverde contou um pouco a respeito da criação de Rael através da lente da igualdade de gênero. Em entrevista à “Quem”, a atriz revelou que usa o diálogo como a principal ferramenta: “A gente não pode colocar todas as nossas frustrações em uma criança, mas o que posso passar para ele, passo”.
Segundo Isis Valverde, hoje em dia existe uma responsabilidade muito grande em ser mãe de menino, pois isso pode afetar as próximas gerações. “Nós, mães de meninos, temos uma oportunidade ainda maior de construir um futuro. Sou uma mãe que conversa mais, que tem que convencer o meu filho a fazer coisas que ele não quer. Às vezes sou mais firme, às vezes mais permissiva, às vezes mais chorona por achar que não estou aguentando mais dar conta daquilo tudo…”, lamentou.
Atitude empática de Rael surpreendeu Isis Valverde como mãe
Ainda de acordo com Isis Valverde na entrevista, seu filho desenvolveu uma sensibilidade especial acerca de respeito e empatia. Inclusive, ela relembrou um episódio que a surpreendeu bastante, acreditando que essa é uma geração que pode vir para ensinar bastante os adultos sobre compaixão e amor ao próximo.
“Meu filho falou esses dias para mim: ‘Mãe, minha amiga bateu em mim na escola, mas eu não bati nela porque ela é um pouco mais fraca do que eu’. Falei: ‘É filho você tem que cuidar e amar a sua colega’. Ele é um menino que não é agressivo. Quando batem nele, ele vai e conta para a professora porque acha que bater é feio. Claro que tem hora que ele não quer emprestar o carrinho, mas está ainda no lugar da criança. A gente não pode colocar todas as nossas frustrações em uma criança, mas o que posso passar para ele, passo”, acrescentou.
Igualdade de gênero desde a infância pode construir uma sociedade melhor
Para termos um futuro mais justo, precisamos criar nossas crianças para serem adultos empáticos. Entretanto, a desconstrução de valores machistas precisa primeiro partir dos pais, assim como Isis Valverde tem feito diariamente com Rael.
Fundadora da rede feminista de apoio Padecendo no Paraíso, Bebel Soares comentou sobre como as noções de igualdade de gênero desde a infância são essenciais para a construção de uma sociedade melhor. “Se queremos equidade, se queremos que nossas filhas tenham as mesmas oportundiades que os filhos, precisamos dar a eles uma criação feminista”, afirmou.
Com isso, vamos nos inspirar na atitude positiva de Isis Valverde. Afinal, cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro também.
Isis Valverde reflete sobre como a culpa sempre cai sobre as mulheres
Ainda falando a respeito do machismo, Isis Valverde também refletiu sobre como a culpa ou erro sempre vão cair para as mulheres. “Se não deu certo o casamento, você é uma péssima mulher, você é ruim de cama ou não sei o que. Se não deu certo o namoro foi porque você traiu o cara, se ele te traiu foi porque você abriu esse espaço, deixou de ser sexy, virou mãe e ficou feia… Essas coisas a gente ainda vive! É muito importante como mulher e feminista, que levanta essa bandeira da igualdade e a de nós mulheres olharmos entre nós com mais carinho”, disse ela.
Veja mais no Movimento Corpo Livre!