Brasil
Victor Hugo alerta sobre cyberbullying: ‘Quando eu me matar vocês saberão o motivo’
O cyberbullying existe e é algo muito sério. Na última semana, Victor Hugo, do “BBB20”, precisou alertar seus seguidores sobre seus sentimentos acerca de ridicularizações que fazem com ele, resgatando momentos antigos do influenciador no reality show. O assunto rendeu um debate sobre saúde mental nas redes e como ele pode ser nocivo.
Internauta cria thread com ‘momentos vergolha alheia’ de Victor Hugo
Primeiramente, Victor Hugo se deparou com uma thread de “momentos vergonha alheia” que estava viralizando no Twitter, rede social que agora se chama “X”.
Assim que viu, o ex-BBB alertou sobre os perigos do bullying virtual. “Quando eu me matar vocês saberão bem o motivo. Deve ser muito legal ridicularizar alguém por anos, né? Só queria viver em paz, nada demais”, pediu ele.
O Brasil é o segundo país no ranking de cyberbullying do mundo
De acordo com os dados do instituto de pesquisa Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, o Brasil é o segundo país no ranking de cyberbullying do mundo. Neste caso, o estudo entrevistou mais de 20 mil pessoas em 28 países.
Entretanto, há seis que punem esse crime por meio do Código Penal, contra a honra (calúnia, difamação e injúria), crime de injúria racial e exposição de imagens de conteúdo íntimo, erótico ou sexual.
Dez dicas para evitar o cyberbullying
A tecnologia e as mídias sociais desempenham um papel sempre presente na vida dos adolescentes, tornando-os vulneráveis ao cyberbullying. Aqui estão algumas dicas que vão reduzir suas chances de ser intimidado.
Sabemos que conhecimento é poder. Por isso, antes de tudo, eduque-se e pesquise sobre o cyberbulliyng. Em seguida, proteja sua senha e todas as informações privadas. Quando o assunto são fotos íntimas, considere se isso é algo que você realmente gostaria de compartilhar pois agressores podem usar isso como combustível. Outro ponto é evitar abrir mensagens e links de pessoas que você não conhece.
Agora, se é você quem comete o bullying virtual, isso reforça a ideia de que esse tipo de comportamento é aceitável. Pense duas vezes antes de dizer algo na internet e reflita se você teria coragem de falar pessoalmente para alguém. O Movimento Corpo Livre deseja forças ao Victor Hugo e que ele enxergue que seu brilho é mais forte do que tudo isso!
Nos acompanhe também nas redes sociais!