Brasil
Helena Rizzo é alvo de machismo de Alex Atala no ‘MasterChef’
O episódio da última semana do “MasterChef” incomodou muitos telespectadores, principalmente o público feminino. É que ao elogiar a chef Helena Rizzo, a única mulher a ter uma estrela Michelin no país, Alex Atala fez um comentário machista, destacando exclusivamente sobre sua beleza da cozinheira e ignorando sua brilhante trajetória na cozinha.
Chef Alex Atala destaca aparência física de Helena Rizzo e revolta web
Primeiramente, Alex Atala começou apontando as características profissionais de Eric Jacquin e Rodrigo Oliveira, substituto de Henrique Fogaça. Na vez de Helena, o chef focou apenas na aparência física e causou revolta.
“Não dá para falar da beleza da cozinha sem falar de uma mulher linda, de uma mulher que, de uma maneira muito especial, me apaixonei, chamada Helena Rizzo. Quando entrou na cozinha, todo mundo olhava e dizia que não ia dar certo por ser uma modelo linda”, declarou Alex Atala.
Alex Atala assume erro e se retrata publicamente: ‘Magoei uma amiga’
Em seguida, nas redes sociais, Alex Atala assumiu o erro em não ter listado a importância de Helena Rizzo para a cozinha brasileira. Pelo Instagram, ele fez uma longa retratação. “Não importa o que eu diga, não será suficiente para desfazer uma ferida que eu provoquei. E mesmo sem saber o que dizer e correndo o risco de ser mal compreendido, preciso tentar. Devo isso à minha amiga Helena Rizzo e devo também publicamente”, começou o chef.
Em seguida, ainda retratando seu erro, Alex Atala disse que Helena Rizzo era “gigante” para a culinária brasileira e não está, nem de longe, ligada a sua beleza.
“Eu tentei mostrar que, para chegar onde chegou, ela precisou superar o preconceito em relação a ser uma mulher bonita na cozinha. A Helena não precisou apenas ser uma cozinheira genial, ela teve que vencer o preconceito, o machismo. Magoei uma amiga e muitas mulheres. Tenho que melhorar muito. Hoje eu só posso pedir desculpas”, completou.
Helena Rizzo desabafa sobre misoginia e machismo na cozinha
Na ocasião, Helena Rizzo abraçou e esboçou um sorriso para Alex Atala durante o programa. No entanto, não deixou de demonstrar sua chateação com o episódio no Instagram.
“Não dá para contar as inúmeras vezes em que enfrentei a misoginia e machismo nesses ambientes de trabalho. Fomos condicionadas, na minha geração, a normalizar os assédios, a jogá-los pra baixo do tapete e seguir adiante. Sempre fiz isso, sem perder o foco de quem eu era e do caminho que queria percorrer. É triste constatar que, em 2023, continua tudo igual, com a única diferença de que hoje, detectamos esse tipo de situação mais facilmente. Respeitem nosso corre, intelecto, capacidade e multiplicidade!”, escreveu.
Helena Rizzo foi eleita a melhor chef do mundo duas vezes, ganhou prêmios dentro e fora do Brasil, além de ser a única mulher brasileira a receber uma estrela do guia Michelin. Além disso, integra time de jurados do “MasterChef” há três temporadas, substituindo outra grande potência da cozinha: Paola Carosella.