Bem-estar e autoestima
Marcela McGowan: quanto as revistas influenciam no prazer e autoestima da mulher?
Marcela McGowan contou sobre uma vez em que viu dicas de posições sexuais para parecer mais magra numa revista. A reflexão aconteceu em um episódio do podcast de O Boticário, “O Prazer É Todo Dela“.
“Minha mãe tinha essas revistas para mulheres na época e uma vez entrei no banheiro dela escondida para ver uma sessão lacrada. E aí, quando abri, a matéria na época era: ‘5 posições para ficar mais magra na cama’, incluindo ficar com os braços para cima”, recordou.
A médica ginecologista e ex-BBB disse que essa memória ficou guardada em sua mente até hoje. “Eu nunca esqueci disso, por que o foco de uma sessão exclusiva para o prazer era te ensinar a parecer mais magra no sexo“, contou, recordando o quanto ficou desacreditada na época.
Revistas sobre prazer feminino afetavam a autoestima das mulheres
Até pouquíssimo tempo atrás, matérias como essas eram super comuns e até mesmo esperadas pelas consumidoras. Além de altamente gordofóbicas, essas revistas dificilmente informavam sobre o corpo feminino e suas zonas de prazer. É incontável o número de mulheres que foram afetadas por isso!
Não podemos esquecer de apontar o machismo por de trás desses tipos de conteúdo, uma vez que quando se falava sobre “prazer”, nunca era diretamente para as mulheres e, sim, o que elas “deviam” fazer para satisfazer um homem.
Hoje em dia, felizmente, encontramos com facilidade uma gama de conteúdos realmente educativos e que tem como objetivo empoderar as mulheres a conhecerem seus corpos e prazeres. O avanço é incrível, mas a luta por mais visibilidade a temas como esse continua!