Viver
Janeiro Branco: o mês de conscientização sobre a saúde mental
Idealizada no primeiro mês do ano, o Janeiro Branco tem como objetivo discutir a relevância da saúde mental e cuidado com as emoções. Saiba mais sobre a campanha!
Você sabe o que significa Janeiro Branco? O primeiro mês do ano é destinado à divulgação, prevenção, tratamento e promoção do bem-estar mental. Assim, o objetivo é chamar a atenção das pessoas e instituições para necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. Saiba mais sobre a importância da conscientização!
O que é Janeiro Branco? Entenda a campanha no início do ano
O Janeiro Branco faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e tem como objetivo conscientizar. Psicólogos em Uberlândia, Minas Gerais, idealizaram a campanha em 2014, chamando atenção para o tema da saúde mental. Antes de tudo, o primeiro mês é justamente uma a época em que as pessoas colocam foco nas resoluções e metas para o novo ano.
“Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma ‘folha ou em uma tela em branco’, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida“, explica o site oficial do Janeiro Branco.
Janeiro Branco promove palestras, oficinas e mais
Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, Janeiro Branco é uma campanha para gerar entendimento. Desse modo, combater tabus, mudar paradigmas, além de orientar indivíduos e inspirar as autoridades a respeito das questões relacionadas ao ser humano ao redor do mundo.
Por isso, as campanhas de Janeiro Branco promovem oficinas, cursos, palestras, workshops que podem gerar um debate saudável entre diferentes pessoas. Por conta dos novos casos de gripe e de covid-19, a campanha está sendo priorizada de forma online para evitar a proliferação do vírus.
Em 2020, o tema oficial “Precisamos falar sobre saúde mental” se deu por conta dos impactos causados pela pandemia do coronavírus.
Pandemia aumentou quadro de desordem mental, segundo a OMS
À medida que a pandemia se espalhou pelo mundo, ela trouxe medo na população em geral e em certos grupos em particular. Como, por exemplo, os adultos mais velhos, idosos, profissionais de saúde e pessoas com problemas de saúde subjacentes. De acordo com a OMS, em termos de saúde mental pública, o principal impacto psicológico até o momento são as taxas elevadas de estresse ou ansiedade.
Outro ponto também citado pela Organização Mundial da Saúde é que os níveis de solidão, depressão, uso nocivo de álcool e drogas, entre outros, também aumentaram, uma das razões que só reforçam a relevância do Janeiro Branco. Segundo dados, óbitos registrados foram de jovens de 15 a 29 anos.
Consciente disso, fica mais fácil entender que as ações sociais são tão importantes. Além disso, intervenções adequadas, orientações didáticas e que se espalhe conhecimento a respeito de tudo que envolve a saúde mental!
Foto de capa: Unplash